Programa de Inovação e Tecnologia Educacional é aprovado na Câmara

Anteprojeto que institui o Escola do Futuro tem como objetivo desenvolver e incentivar habilidades tecnológicas, científicas e de inovação nas escolas municipais

26/06/2025 - O vereador Eliézer Machado (PL) apresentou na última terça-feira, 26, durante a sessão ordinária semanal, o anteprojeto 66, que cria o Programa Municipal de Inovação e Tecnologia Educacional – Escolas do Futuro. A iniciativa tem como foco o desenvolvimento de habilidades tecnológicas, científicas e de inovação nas escolas da rede pública.

O programa prevê a inclusão de temas como robótica, programação, inteligência artificial e ciência aplicada desde o ensino fundamental. Também propõe a criação de Núcleos de Inovação nas escolas, formação continuada para professores, realização de oficinas e Feira Municipal de Inovação Escolar.

Além disso, será implementado o Selo Escola Inovadora, que reconhecerá as instituições com maior destaque na execução das ações. Uma plataforma digital permitirá o acompanhamento dos projetos, garantindo transparência e engajamento da comunidade escolar. A coordenação será da Secretaria Municipal de Educação, que também ficará responsável pela avaliação dos resultados com base em indicadores como número de projetos, participação em eventos e impacto educacional.

Para o parlamentar "é uma resposta concreta a modernização. Esteio posiciona-se como uma cidade que investe na juventude com visão de longo prazo. Além de beneficiar diretamente os estudantes, o programa impacta positivamente os professores, que receberão formação continuada, e toda a rede educacional, por meio da valorização institucional via Selo Escola Inovadora", justificou Eliézer.

A implementação do Escolas do Futuro será realizada de forma gradual, conforme cronograma definido pela Secretaria Municipal de Educação, priorizando escolas com maior vulnerabilidade social, infraestrutura adequada, ou passível de adaptação, e equipes com profissionais capacitados e engajados. As despesas decorrentes da execução da proposta serão custeadas por dotações orçamentárias próprias do município, podendo ser suplementadas e reforçadas por meio de parcerias com entidades públicas ou privadas.

O anteprojeto segue para a apreciação do Poder Executivo. Para tornar-se lei, precisa ser devolvido ao Legislativo, na forma de projeto e, posteriormente, ser novamente avalizado pela maioria dos vereadores.


Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio