Proposta pretende instituir pulseiras de identificação para portadores de doenças crônicas

A iniciativa, aprovada em Plenário na noite de ontem(1º de agosto), é do vereador Sandro Severo (PSB)

02/08/2023 - A Câmara Municipal de Esteio aprovou na noite de ontem(1 de agosto), o anteprojeto de lei que trata do fornecimento de pulseiras de identificação com Qr Code aos portadores de doenças crônicas, idosos, crianças e outras pessoas em situação de vulnerabilidade no município. A iniciativa é do vereador Sandro Severo (PSB). A ideia, conforme o parlamentar, é proteger pessoas com dificuldades em função de doenças como alzheimer, parkinson, epilepsia, autismo, paralisia cerebral, além de idosos e crianças que têm dificuldades em se expressar claramente. “Estas pessoas podem se perder ou precisar de ajuda médica urgente, e é importante ter informações sobre elas, como nome e residência, para auxiliar em situações de emergência. Doenças como Alzheimer afetam a memória das pessoas e podem fazer com que elas não reconheçam seus familiares e amigos próximos. Isso pode levar a situações perigosas, como sair de casa e não conseguir voltar, dificultando o reencontro com a família e o atendimento médico necessário”, explica o vereador.
De acordo com o texto, os dados inseridos no código da pulseira terão indicação médica, quando a pessoa for acometida por qualquer doença. Serão incluídas informações de identificação e  atendimento emergencial do usuário como: tipo sanguíneo, doença preexistente, medicamentos de uso contínuo, alergias e dados pessoais e de contato.

De acordo com a matéria, o custo para a confecção das pulseiras poderá se dar através de parcerias público privada, o que poderá auxiliar na redução dos gastos públicos. O banco de dados da pessoa em situação de vulnerabilidade deverá se dar através da implementação de cadastro único com as informações que serão inseridas no QR Code da pulseira. “A intenção é deixas as famílias mais tranquilas”, destacou o vereador, afirmando que a medida já foi adotada em outras regiões, como no Estado do Rio de Janeiro. “Portanto, é importante que esta proposta seja aprovada para proteger pessoas em situação vulnerável. Vamos trabalhar juntos para que o projeto seja implementado pelo Executivo”, finalizou.

Por Comunicação social - Assessoria de Imprensa