Urbanização: Reativação do braço morto do Arroio Esteio é debatida na Câmara de Vereadores

A reativação do braço morto do Arroio Esteio, localizado no bairro São José, foi tema de reunião ontem(2), na Câmara de Vereadores, entre a Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, composta pelos vereadores Marcelo Kohlrausch (PDT), Harri Zanoni (PSB) e Leonardo Dahmer (PT), e Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Joceane Gasparetto, além do Secretário do Meio Ambiente, Orides Oliveira. A ideia, conforme o presidente da Comissão, Marcelo Kohlrausch, é que o local sirva de escoamento efetivo do arroio em dias de grandes precipitações. "O bairro São José transformou-se em uma verdadeira bacia de contenção, deixando diversas famílias desalojadas a cada enxurrada", destaca.
De acordo com a secretária, a prefeitura solicitou ao Instituto de Pesquisa Hidráulica (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), uma análise complementar no trecho, a fim de avaliar todas as alternativas técnicas possíveis. Ela garantiu que o trecho ainda será utilizado e que há um ano está protocolado no Ministério do Planejamento o pedido para que seja deslocada a verba proveniente do estado para combate às cheias, medida que estaria demorando a ser adotada, segundo Joceane. Entretanto, conforme a titular da pasta, as obras da beira arroio também foram projetadas para contenção das enchentes, e, por essa razão, não pode haver entrada de água naquele perímetro. A intenção é buscar alternativas junto ao IPH para que o braço morto não seja totalmente fechado, mantendo a retenção, através de um vertedouro, que deve controlar a vazão da água, conforme o biolólogo William Papi, integrante da secretaria de Meio Ambiente.
De acordo com o vereador Dahmer, mais de cem famílias residem atualmente em uma área de preservação, e o questionamento dos moradores é que a regularização do seu imóvel depende do local não ser mais considerado um arroio. Para a secretária é interessante caracterizar esse trecho do Arroio Esteio como uma vala de drenagem.
O presidente da Comissão, vereador Kohlrausch, colocou a comissão à disposição. “Essas obras causam transtornos, mas são necessárias, e nós estamos buscando o bem comum, que é resolver o problema de todos os cidadãos de Esteio”, concluiu.

Por Andressa Michels

Edição:Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156