Vereador cobra transporte de cadeirantes por táxis e apps

Cláudio Dusik (MDB) apresentou requerimento questionando o motivo de alguns veículos recusarem corridas de pessoas com deficiência, que possuam cadeiras de rodas dobráveis

19/02/2024 – Qual a política que os táxis e aplicativos de transporte que atuam em Esteio seguem para o transporte de pessoas com deficiência que utilizem cadeiras de rodas dobráveis ou desmontáveis? Esse é o principal questionamento do vereador Cláudio Dusik (MDB) nos requerimentos para outros órgãos 24/2024, apresentados na quinta-feira (15), durante a sessão semanal da Câmara e endereçado às companhias de transporte, com cópia para o Ministério Público.

O documento, cujo envio foi aprovado por unanimidade, também indaga os aplicativos e empresas de táxi se os motoristas receberam algum tipo de qualificação para lidar com o tema, além de pedir o número de eventuais reclamações. “Quantas foram recebidas nos últimos 12 meses relacionadas à recusa de transporte a pessoas com deficiência? Qual foi a providência tomada pela empresa em cada caso”, pergunta o parlamentar.

Cláudio ressaltou durante pronunciamento na última sessão da Câmara, que os veículos especializados para pessoas com deficiência são próprios para cadeiras não dobráveis, os modelos dobráveis podem ser transportados em carros comuns, mas alguns condutores se recusariam a aceitar a corrida. “Eu já vivi isso na pele, a gente chama um Uber, um taxista e eles ainda nos xingam”, relatou.

Além disso, na justificativa anexada ao requerimento, o vereador ressalta que o documento visa dar garantias ao cumprimento da legislação vigente. “O presente requerimento se justifica pela necessidade de esclarecer a conduta das empresas de transporte, bem como dos órgãos responsáveis pela fiscalização e regulamentação do serviço, diante das recusas de transporte a pessoas com deficiência, configurando prática discriminatória e violação de direitos fundamentais”, declarou Cláudio.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio