Vereador conhece sistema de estacionamento rotativo de Santa Cruz

Parlamentar representou Comissão de Constituição, Justiça e Redação; sistema de Santa Cruz do Sul possibilita recargas na internet

29/05/2015 - O vereador Rafael Figliero (PTB), representando a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, esteve no início da tarde desta terça-feira, 27,  em Santa Cruz do Sul, para conhecer o sistema eletrônico de estacionamento rotativo pago da cidade, que pode vir a servir de parâmetro para a adoção de zona azul em Esteio, projeto que está tramitando na Câmara de Vereadores. Ele foi acompanhado do diretor de segurança de Esteio, Luiz Henrique Souto. Na ocasião, o parlamentar foi recebido pelo gerente do Conselho Comunitário Pró-Segurança (Consepro) santa-cruzense, Miguel Nunes.
Durante reunião, que durou pouco mais de uma hora, Nunes respondeu questionamentos de Rafael, assim como questões elaboradas pelos outros dois membros da Comissão de Justiça, a presidente Michele Pereira (PT) e o secretário Marcelo Kohlrausch (PDT), que não puderam ir até Santa Cruz do Sul.
O sistema de estacionamento rotativo santa-cruzense é administrado, há 17 anos, pelo Consepro do município. O horário de funcionamento é de 9h às 12h e das 13h às 17h. O usuário pode pagar a permanência em vagas de estacionamento rotativo, pela internet, postos de vendas, sede do Consepro ou com as próprias operadoras, que fiscalizam os veículos estacionados, mas que não têm poder de multar motorista, sendo esta tarefa exercida pelos fiscais de trânsito da Prefeitura.
No momento em que o usuário estaciona o carro na zona azul, uma das operadoras vai digitar a placa do carro em máquinas semelhantes às usadas em compras com cartões de crédito. Caso já tenha créditos, o tempo de estacionamento vai ser debitado. Em caso negativo, o motorista recebe uma advertência. Tempo de estacionamento é cobrado a partir do momento em que usuário estaciona veículo, sendo o tempo máximo de permanência duas horas. Motos não pagam, assim como caçambas de lixo da prefeitura de Santa Cruz do Sul.
Atualmente, está em discussão o projeto, de iniciativa do Executivo, que modifica lei 5606/2012, o qual instituiu o estacionamento rotativo pago em Esteio. A proposta pretende  aumentar o tempo de concessão da área de estacionamento ao setor privado de cinco para dez anos, ampliar áreas do estacionamento por meio de decreto, além de atualizar as tarifas cobradas. Regulamentado em 2013 pelo Decreto 4872, o estacionamento rotativo deve abranger a área entre a avenida Dom Pedro II e a rua Machado Lopes, incluindo as ruas Fernando Ferrari, 24 de Agosto e avenida Presidente Vargas.

Por Gustavo Santos Reg Prof MTb/MG 14986

Edição: Terezinha Bobsin Reg prof Mtb/RS 7156