Vereador sugere serviço especializado em sequelas da covid-19

Em pedido de informação, Gilmar Rinaldi (PT) pergunta se é possível a prestação de tratamento focado em pacientes com problemas de saúde permanentes causados pela doença.

30/06/2021 - O vereador Gilmar Rinaldi (PT) apresentou, durante a sessão descentralizada da última terça-feira (29), o pedido de informação 100/2021. No documento, o parlamentar solicita ao Executivo municipal informações sobre a possível criação de serviço especializado no tratamento pós-covid-19.

Para Gilmar, a medida seria necessária, uma vez que a doença causada pelo novo coronavírus frequentemente deixa efeitos permanentes em pessoas já curadas. “Os pacientes recuperados da covid, além do risco de morte, enfrentam outros problemas de saúde como, por exemplo, sequelas respiratórias, distúrbios neurocognitivos, mobilidade, cardiovasculares e até gastrointestinais”, afirma.

Segundo o petista, a iniciativa diminuiria inconvenientes ao paciente, como o deslocamento a diversas instituições de saúde exatamente em um momento em que estão mais frágeis. “A criação de serviço especializado para pós-covid permitirá oferecer atendimento específico e, inicialmente, orientará o paciente para encontrar os especialistas necessários para tratar as possíveis sequelas oriundas da covid-19 sem ter que realizar ‘peregrinação’ por diversos estabelecimentos da rede de saúde, reduzindo deslocamentos e a frequentarem diversos ambientes”, explica Gilmar.

 

Texto: Comunicação Social – Câmara Municipal de Esteio

 

Vereador sugere serviço especializado em sequelas da covid-19

 

#pracegover: vereador Gilmar Rinaldi discursa durante sessão descentralizada.