Vereadora cobra combate à violência contra mulher

Em requerimento endereçado à Secretaria de Segurança Pública do Estado, Fernanda Fernandes (PP) pede implantação do programa Monitoramento do Agressor e dados sobre comitê

01/03/2024 – Existe previsão para implantação em Esteio do projeto Monitoramento do Agressor? Além disso, após o governo gaúcho criar o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, houve diminuição nos índices de violência? Esses são os questionamentos que fez a vereadora Fernanda Fernandes (PP) no requerimento para outros órgãos 44/2024, endereçado à Secretaria de Segurança Pública do Estado. Apresentado na terça-feira (27), o documento teve o envio aprovado em plenário, durante a sessão semanal da Câmara Municipal.

Na justificativa anexada ao documento, a parlamentar ressalta que a violência de gênero é um problema ainda muito presente na sociedade. “Com isso há necessidade de ampliação nas políticas públicas que defendam e ajudem as mulheres vítimas de violência, dando cada vez mais proteção e assistência”, afirmou Fernanda.

O projeto Monitoramento do Agressor é uma iniciativa do governo estadual que promove o acompanhamento em tempo real, por meio de tornozeleiras eletrônicas, de agressores que sejam alvos de medidas protetivas. Caso se aproximem da vítima, esta receberá um alerta do equipamento que também será enviado para a central de monitoramento.

Já o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher é um órgão criado pela administração do Estado em 2020 e que reúne diversas instituições estaduais e dos 497 municípios gaúchos. De acordo com o governo estadual, o objetivo central do comitê é “fortalecer a rede de apoio às vítimas e promover entre os gaúchos uma mudança de cultura, que valorize a proteção da mulher na sociedade em todas as suas formas, tendo como premissa a atuação integrada”.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio