Fernanda representa o município em Brasília no Dia Internacional da Psoríase

Frente Parlamentar pela Psoríase em Esteio, presidida pela vereadora, tem sido piloto em ações em prol de mais políticas públicas de enfrentamento à doença.

30/10/2019 - Na manhã desta terça-feira (29), a vereadora Fernanda Fernandes (PP), presidente da Frente Parlamentar pela Psoríase em Esteio, embarcou para Brasília para representar o município no lançamento da “Frente Parlamentar Mista pela causa da Psoríase e Artrite Psoriásica”. O evento, realizado na data em que é celebrado o Dia Mundial da Psoríase (29 de outubro), ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, no Palácio do Congresso Nacional.  A parlamentar foi a convite da Associação Psoríase Brasil.

Em sua fala, a vereadora apresentou uma série de ações desenvolvidas dentro da Frente Parlamentar do município de Esteio e como ela foi criada. “Este tema iniciou-se com simples campanhas de conscientização promovidas nas unidades de Saúde de Esteio. Percebemos que muitos pacientes apontaram a falta de conhecimento sobre o assunto e demonstraram interesse em acolhê-lo”, relatou.

“A partir desta grande procura, optamos por lançar a Frente Parlamentar pela Psoríase em julho de 2018, a fim de buscar políticas públicas e relembrar a existência da Lei nº 11.373, de 2006, que dispõe sobre o Dia Nacional de Luta em Defesa das Pessoas com Psoríase e Artrite Psoriásica, celebrado em 30 de novembro”, acrescentou.

Campanhas de sensibilização com a comunidade, capacitação de agentes de saúde, visitas a órgãos públicos, audiências públicas sobre o tema, grupos de estudos e a elaboração de pesquisa com indicadores, que será enviada ao Ministério da Saúde, foram algumas das ações desenvolvidas em Esteio pela Frente.

Além da apresentação, Fernanda visitou também todos os gabinetes dos deputados locais, com o objetivo de sensibilizá-los quanto à importância da instauração de Frentes específicas em prol do enfrentamento à doença.

Sobre a doença:

A psoríase é uma doença de pele que afeta cerca de 3% da população mundial, o que significa 125 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 5 milhões apenas no Brasil. A causa da enfermidade pode estar relacionada ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética.