Vereadores aprovam moção contra privatização sem consulta

Parlamentares esteienses votaram documento que pede arquivamento de projeto de emenda à Constituição Estadual.

20/11/2019 - Durante a noite de terça-feira (19), a Câmara aprovou, por unanimidade, a moção 129/2019 contrária à revogação da realização de plebiscito para a privatização de estatais gaúchas. A proposição é de autoria dos vereadores Fernanda Fernandes (PP), Harri Zanoni (PSB), Leo Dahmer (PT), Luiz Duarte (PT), Márcio Alemão (PT) e Rute Pereira (MDB) e atende uma solicitação do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região.

O texto se opõe ao projeto de emenda à Constituição Estadual 280/2019, atualmente em tramitação na Assembleia Legislativa, que revoga os parágrafos 2º e 5º do artigo 22 da Carta Magna gaúcha. Caso a proposição do governo do Rio Grande do Sul seja aprovada, a venda de estatais de economia mista, como o Banrisul, a Corsan e a Procergs, poderiam ser realizadas sem consulta ao eleitorado.

Na opinião dos proponentes, as empresas acima citadas seriam importantes para o desenvolvimento do Estado, o que justificaria a necessidade de consultar a opinião do povo. Além disso, os autores pensam que a cidade poderia ser prejudicada com a situação. “Ressalta-se que a eventual fragilização da posição pública pode acarretar em importantes perdas econômicas e de execução de políticas públicas para o nosso município”, afirmaram.

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

 

Vereadores aprovam moção contra privatização sem consulta 2.JPG

 

Vereadores aprovam moção contra privatização sem consulta 3.JPG

 

Vereadores aprovam moção contra privatização sem consulta 4.JPG

 

Vereadores aprovam moção contra privatização sem consulta 5.JPG

 

Vereadores aprovam moção contra privatização sem consulta 6.JPG

 

Vereadores aprovam moção contra privatização sem consulta 7.JPG

registrado em: ,