Vereadores levam pautas para a Secretaria Estadual de Segurança Pública

Parlamentares se reuniram com secretário adjunto para cobrar melhorias relacionadas a pasta

03/06/2025 - Na manhã desta terça-feira (3), membros da Comissão de Segurança, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, e demais vereadores da Casa visitaram a Secretaria Estadual de Segurança Pública para reunião com o secretário adjunto, coronel Mário Ikeda. Na oportunidade, dentre os temas debatidos esteve a redução do efetivo da Brigada Militar na cidade, que atualmente conta com 82 policiais — número bem abaixo do que já foi, chegando a 130 em anos anteriores.

Fernando Luz (PP), presidente da Câmara abriu a conversa e na sequência cedeu a palavra para a presidente da Comissão, Protetora Dalen Oliveira (PSB), seguir com os demais tópicos da discussão.

Um dos pontos destacados foi a descontinuidade do serviço da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas), que anteriormente atuava de segunda a sábado, como importante instrumento de patrulhamento e prevenção de crimes. Hoje, apesar da BM ter o equipamento, não presta o serviço, seja por falta de contingente ou estratégia da própria instituição. 

Os parlamentares também solicitaram que a Secretaria Estadual faça uma vistoria no sistema de cercamento eletrônico da cidade. A preocupação é garantir que todas as câmeras estejam em pleno funcionamento, dada a importância estratégica desses equipamentos para a segurança pública e para as ações de inteligência da Brigada Militar e demais forças policiais.

Outro tema abordado foi a necessidade de incentivar a população a registrar os boletins de ocorrência (BO). Segundo os parlamentares, esse procedimento é fundamental para que a Brigada Militar consiga monitorar corretamente as áreas mais vulneráveis da cidade. Eles também sugeriram que o processo de registro do BO seja simplificado, tornando-o mais acessível e objetivo para a população.

Ao final da apresentação das demandas, o secretário adjunto esclareceu que "Esteio é a cidade dos melhores indicadores da região metropolitana, por isso ocasionalmente é preciso deslocar efetivo para cidades que possam ser mais perigosas." Além disso, Coronel Ikeda se comprometeu em revisar a reativação da Rocam, bem como entrar em contato com os responsáveis pela tecnologia para investigar o contrato de manutenção das câmeras de vigilância. 

Também estiveram presentes os vereadores Amaral Negrito (PSB), Guilherme Welter (PL) e Luciano Battistello (MDB).

 

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio