Hino de Esteio

Composto pela ex-vereadora Lufredina Araújo Gaya, teve a primeira execução pública em 1961, entoado por alunos do Colégio La Salle. Foi oficializado, dois anos depois, pela lei municipal 427/1963.

O “Hino de Esteio” e a “Canção da Criança esteiense”, letra e música de autoria da compositora Lufredina Araújo Gaya, gravação do estúdio Isaec, foi proporcionada pela Comissão Organizadora dos festejos comemorativos do XX aniversário de Emancipação política e administrativa do Município, em 1975, com a interpretação dos “Pequenos cantores do Colégio La Salle de Esteio e Banda Marcial do 9° BPM da Brigada Militar.

A Câmara de Vereadores de Esteio recebeu, a título de colaboração, no ano de 1961 a composição musical de uma marcha exaltando o Município de Esteio de autoria da funcionária pública municipal e compositora esteiense Lufredina Araújo Gaya. Segundo dona Lufre, como era conhecida, “O hino foi enviado para a Câmara Municipal, como uma contribuição no sentido de exaltar o município, sem a pretensão de vê-lo transformado em Hino de Esteio”.

Naquele ano houve a primeira execução pública do hino na inauguração da Rádio União, cantada pelos alunos da Escola Tricentenário La Salle, acompanhados pela Banda do 19° Regimento de Infantaria, atual 19º Batalhão de Infantaria Motorizado (19º BIMtz) - Leão da Serra, de São Leopoldo.

A proposição apresentada pelo vereador Fausto Candiago, no mês de abril de 1963, foi aprovada pelo Legislativo e a Lei Municipal de  nº. 427/63, oficializando a referida composição como Hino de Esteio, sancionada pelo presidente Darcy Zolin. Devido ao veto do então prefeito Galvani Dorneles Guedes, que recusou a Lei que oficializava o Hino de Esteio. A Câmara Municipal de Esteio rejeitou o veto do prefeito e promulgou a lei transformando a marcha da dona Lufre no hino oficial do município, a partir do dia 14 de maio de 1963.

Galvani Dorneles Guedes, prefeito na época, justificou o seu veto pelo fato de não ter havido concurso público para escolha do hino; segundo ele, um concurso ensejaria que outros compositores pudessem disputar com suas criações.

A gravação do disco contendo no lado – A, o “Hino de Esteio” e lado – B,  “Canção da Criança esteiense” de autoria (letra e música) da compositora Lufre Araújo Gaya, foi do estúdio Isaec – gravações e produções, proporcionada pela Comissão Organizadora dos festejos comemorativos do vigésimo aniversário de Emancipação política e administrativa do Município, com a interpretação dos Pequenos cantores do Colégio La Salle de Esteio e Banda Marcial do 9° BPM da Brigada Militar. 

O trabalho contou com a colaboração especial do então prefeito municipal Juan Pio Germano, diretora do ensino Hilda Gavene Dias, irmão lassalista Valentim Sarturi e professoras Sirlei Dias Gomes, Maria Rocha Pepe e Jane Batista Pacheco.


Hino de Esteio 
Autora: Lufredina Araújo Gaya

Esteio do Rio Grande e do Brasil
Nós havemos de lutar por tua glória
Cidade do trabalho e do progresso
És um exemplo de civismo e de valor
Sacrário estrelado és Rio Grande
Tu prometes um belo porvir
Cobrindo um recanto
Da Pátria gentil
Tu vibras em nossos corações

Marchai comigo
Cantando com ardor este hino 
Olhai para a frente
Por um futuro independente
Todos unidos
Enalteçamos a nossa terra

Com emoção e ternura te saudamos
Esteio do Brasil

Com emoção e ternura te saudamos
Esteio, Esteio do Brasil.

 

Ouça o Hino de Esteio aqui 

Hino de Esteio em Libras (Língua brasileira de sinais)