Notícias
Consulta Popular abre para votação da comunidade amanhã, 26
Inicia-se amanhã, 26, a edição da Consulta Popular 2018/2019, processo que garante a participação da população para escolha dos investimentos e de serviços que constarão no orçamento de 2019 do governo do estado do RS. Aberta ao público, a votação pode ser feita somente para apenas um projeto, (na lista abaixo), e deve ser pode ser realizada através da internet, mensagem de celular e presencialmente, até quinta-feira, 28. Para qualquer um dos casos, é preciso ter o título de eleitor. Os projetos que vão fazer parte da cédula de votação foram definidos em assembleias populares. Os mais votados vão receber os recursos.
Neste ano, o estado vai distribuir R$ 80 milhões entre as 28 regiões do estado que representam os 497 municípios gaúchos. O valor que cada região recebe é proporcional ao número de habitantes e ao Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).
Demandas - Vale do Rio dos Sinos
Programas - Escolha apenas uma das opções
1 - SDECT - Apoio aos Distritos Industriais Municipais
2 - SDR - Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar
3 - SEDUC - Implementação de espaços pedagógicos que favorecem a aprendizagem Níveis Fundamental, Médio e Profissionalizante
4 - SES - Ampliação, reforma, e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS
5 - SES - Saúde da Família: Aquisição de veículos Ambulâncias, vans e veículos leves
6 - SSP - Reaparelhamento dos Órgãos da Segurança
Formas de votar:
– pelo site da Consulta Popular (dias 26, 27 e 28 de junho)
– presencialmente, através do aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e dos Comudes (dias 26 e 27 de junho)
– via SMS para o número 27902, com a palavra RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10) (dias 26 e 27 de junho)
A Consulta Popular do RS é um instrumento de participação da população no orçamento estadual, criada pelo governo do Estado em 1998 e é organizada pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e os Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes).
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Fonte: Consulta Popular RS
Vila Esperança será tema de reunião na Câmara amanhã, 26
A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, que tem como integrantes os vereadores Felipe Costella(MDB), Ari da Center (PSB) e Leo Dahmer (PT), vai se reunir com o Executivo amanhã, 26, às 16 horas, na sala de reuniões do 1º andar, no prédio da Câmara Municipal. Na pauta estarão as obras de regularização e definição de metragens da rua Beco 6, na Vila Esperança. As reuniões das comissões ocorrem todas as terças-feiras, a partir das 13h45min e são abertas ao público.
Por Terezinha Bobsin- Reg prof MTb/RS 7156
Foto: Ilustrativa/Google
Parque Galvany Guedes é tema na Câmara de Vereadores
20/06/2018 - A manutenção dos brinquedos, dos portões de acesso; dos banheiros públicos e da segurança do Parque Galvany Guedes, estiveram entre os pedidos do vereador Leo Dahmer, na noite de ontem(18), na Câmara de Vereadores, que serão encaminhados ainda nesta semana ao Executivo. Para o vereador, os moradores do entorno, que utilizam o parque para caminhadas e passeios, estão reclamando do abandono da área.
O vereador também aponta a situação dos equipamentos da Academia de Saúde do Parque. "O equipamento abdominal, quebrou e o restante da estrutura possui lascas de metal pontiagudas, o que vêm oferecendo risco aos usuários", disse. Dahmer também revelou que o simulador de caminhadas está com os amortecedores desconectados, bem como outros equipamentos estão desgastados.
Em relação à segurança, o parlamentar destacou, ainda, que os buracos na cerca vêm propiciando o acesso de pessoas sem o controle do parque, favorecendo ações ilícitas, o que está preocupando a comunidade local.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Márcio Alemão pede nivelamento e saibro para rua no Loteamento Bruno Sperb
Em função da falta de infraestrutura no Loteamento Bruno Sperb, localizado no bairro Três Marias, o vereador Márcio Alemão (PT), está solicitando que o Executivo passe a máquina motoniveladora e coloque saibro na via que leva o mesmo nome do residencial. De acordo com o vereador, que teve aprovado o pedido pela Câmara de Vereadores na última terça-feira, 18, mesmo que a área seja de área ainda não regularizada, os moradores sofrem com as chuvas, que resultam em crateras na rua, deixando intransitável para a população.
A área, de propriedade dos herdeiros do morador Bruno Sperb, possui 130 lotes e ainda aguarda a regularização, iniciada em 2016. "Entendemos a questão burocrática, mas as pessoas não podem deixar de ser atendidas em suas necessidades, especialmente no direito básico de transitar", disse.
A Comissão de Urbanização da Câmara Municipal vem realizando reuniões junto aos moradores e Executivo, visando intermediar e buscar uma saída para o problema dos moradores.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Monumento dedicado à padroeira de Esteio pode ser restaurado
O monumento dedicado à padroeira do município, Imaculado Coração de Maria, situado na Praça Coração de Maria, no Centro, pode ser restaurado. A solicitação é do vereador Mário Couto (PDT), aprovada pelo Plenário na última terça-feira, 18. A ideia, conforme o vereador, é preservar a história da cidade. "Tal como o monumento símbolo da Praça Coração de Maria, que há anos encontra-se deteriorado, outros ícones de valor histórico e artístico estão espalhados pela nossa cidade, e, muitos em ruínas", afirmou.
O monumento foi construído no período da inauguração da Praça, em 25 de junho de 1988. Com 12 metros de altura, a escultura foi criada pelo escultor conhecido na cidade por Barnabé. A imagem da padroeira foi feita com barras de ferro de uma polegada, na metade superior, e, na parte inferior, apoiam-se os traços do Sagrado Coração de jesus. A Obra está localizada na parte mais alta da praça. A pintura e a iluminação, conforme historiadores, foram projetadas na intenção de que o monumento se destaque à noite. A praça foi uma das obras do ex-prefeito, Enéas Teredo Buscari, já falecido.
O pedido, que já havia sido feito em 2017, segue para o Executivo.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Urbanização: Loteamento Bruno Sperb é tema de reunião com moradores
A regularização e posterior realização de obras de infraestrutura no loteamento Bruno Sperb, no Três Marias, foi a pauta de reunião da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, realizada na tarde de terça-feira (19). Estavam presentes o presidente Felipe Costella (MDB), Harri Zanoni (PSB) e Leonardo Dahmer (PT). Também participaram do encontro os vereadores Luiz Duarte (PT), Mário Couto (PDT) e Rute Pereira (MDB), o vice-prefeito Jaime da Rosa (PSB) e representantes dos moradores e das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Fazenda e Procuradoria Geral do Município (PGM).
O loteamento teve origem em uma área particular no local. O então proprietário dividiu a propriedade em 130 terrenos, tendo vendido a maioria e alguns trocou e doou para o pagamento de dívidas trabalhistas. Porém, como o empreendimento não foi aprovado, sendo ainda, formalmente, um espaço privado. Como consequência, o poder público está impossibilitado de realizar obras no local.
Por meio da lei municipal 6.251/2015, a área foi declarada de interesse específico, procedimento que permite a regularização da área. O próximo passo seria transferir a posse para os moradores. No entanto, o inventariante do espólio do antigo proprietário da área precisa ser localizado. “Os próprios herdeiros estão com dificuldade de identificar”, afirmou o representante da PGM Luiz Bernardo de Souza Froner.
Outra questão a ser resolvida é o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Quando a situação puder ser regularizada, os moradores deverão estar com os pagamentos regularizados para poder ter a posse oficial dos terrenos. No entanto, como alguns lotes foram divididos e revendidos, o valor a ser pago pode ser reavaliado. “Tem de avaliar se não é impossível incluir mais pessoas, de modo a diminuir o IPTU para outras”, disse Leonardo Dahmer.
A comissão irá aguardar a realização de um estudo pela administração municipal para avaliar a esta possibilidade. Posteriormente, uma nova reunião será realizada.
Por Gustavo Santos - Reg prof MTb/MG 14986
Reunião debate PPP's da Corsan na região metropolitana de Porto Alegre
Presidente da Câmara recebe Relatório de Gestão Social do governo municipal
O documento apresenta as ações realizadas e em andamento no período por cada secretaria e os resultados atingidos, entre elas, do Gabinete do Prefeito, que tem como metas realizar o "Prefeitura na Rua; Gabinete Aberto; o Participa Esteio" e atender as demandas da Ouvidoria no prazo, todas em desenvolvimento.
Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Câmara terá posto de arrecadação durante a Campanha do Agasalho 2018
A Câmara de Vereadores vai se engajar na Campanha do Agasalho 2018, com a instalação de um posto nas dependências do Legislativo. A informação é do presidente, vereador Sandro Severo(PSB), durante reunião com a titular da pasta da Secretaria de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, Tatiana Tanara, na tarde de hoje(14), na Câmara. A ideia, segundo o presidente, é que o Legislativo possa fazer parte do processo, auxiliando na arrecadação de qualquer tipo de agasalho. "Vamos reservar uma espaço para a arrecadação ainda nesta semana, no saguão", afirmou.
Conforme Tatiana Tanara, o ponto de coleta das peças, da Campanha do Agasalho 2018, lançada em 30 de maio, é na secretaria, (Rua Eng. Hener de Souza, 150), de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. As doações, depois de lavadas, serão entregues durante as edições do Loja Social Móvel, que já estão acontecendo em diversos pontos da cidade - ao todo 11 bairros - , visando atender os moradores em situação de vulnerabilidade social.
A Câmara localiza-se na rua 24 de Agosto, 535, Centro.
Edições da Loja Social Móvel
Três Marias
Quando: Segunda-feira (18), das 13h30min às 17h, e terça-feira (19), das 8h30min às 11h30min
Onde: Rua João Francisco Alves – Três Marias
Santo Inácio
Quando: 21 de junho, das 13h30min às 17h, e 22 de junho, das 8h30min às 11h30min
Onde: Cmecis (Rua Henrique de Paula Silveira, 13 – Santo Inácio)
Votorantim
Quando: 25 de junho, das 13h30min às 17h, e 26 de junho, das 8h30min às 11h30min
Onde: Rua Ayrton Senna da Silva, 303 – Votorantim
Boqueirão
Quando: 28 de junho, das 13h30min às 17h, e 29 de junho, das 8h30min às 11h30min
Onde: Travessa Alvina Francisca, 52 – Jardim Planalto
Jardim das Figueiras
Quando: 2 de julho, das 13h30min às 17h, e 3 de julho, das 8h30min às 11h30min
Onde: Rua 1° de Março, 625 – Parque Primavera
São José
Quando: 9 de julho, das 13h30min às 17h, e 10 de julho, das 8h30min às 11h30min
Onde: Rua São Borja – São José
Praça da Juventude
Quando: 19/7 de julho, das 13h30min às 17h, e 20 de julho, das 8h30min às 11h30min
Onde: Avenida Porto Alegre, 505
Vila Nova/Navegantes
Quando: 23 de julho, das 13h30min às 17h, e 24 de julho, as 8h30min às 11h30min
Onde: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) - Rua Rio Grande, 2363 – Navegantes
Centro
Quando: 31 de julho, das 13h30min às 17h
Onde: Rua Garibaldi (Rua Coberta)
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Jardim das Figueiras pode receber ecoponto
A partir da solicitação do vereador e presidente da Câmara Municipal, Sandro Severo (PSB), aprovada na sessão de ontem(12), a Câmara de Vereadores vai encaminhar ao Executivo o pedido para a instalação de um ecoponto ou um coletor de resíduos no bairro Jardim das Figueiras. A intenção, de acordo com o vereador, é que seja proporcionado àquela comunidade, o descarte correto de resíduos domiciliares, a exemplo de podas de galhos e restos de obras, entre outros materiais descartáveis, reduzindo o impacto ambiental causado com o depósito irregular. "Devido a grande demanda de descarte em diversos locais do bairro, estamos fazendo a solicitação pelos moradores", reforçou o presidente.
Esteio já possui o projeto Ecolegal, que consiste na distribuição de contêineres em diversos locais da cidade, a exemplo do bairro São José, no final da rua São Borja, onde há dois recipientes destinados ao descarte de galhos, entulhos e restos de materiais de construção.
O município conta, ainda, com o Ecoponto Central, que funciona de segunda a sábado, das 8h às 20h, na rua da Paz. O espaço recebe, de forma gratuita, papel, plástico, vidros, restos de obras, madeira, podas de árvores e móveis velhos. Podem ser deixados também pneus, lâmpadas e óleo vegetal, que são recebidos apenas da população, devendo as empresas fazerem o descarte adequado dos resíduos de outros meios. O material precisa ser separado antes da destinação ao Ecoponto.
Por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156
Informações sobre Ecoponto: PME
Aprovada a proposta instituindo o Dia Municipal "Esteio Lê"
A ideia é que sejam "esquecidos" livros com dedicatórias em diversos pontos da cidade
A proposta instituindo o dia 23 de abril como o Dia Municipal "Esteio Lê", sugestão da vereadora Fernanda Fernandes (PP), foi aprovada na noite de ontem(12), por unanimidade pela Câmara de Vereadores. A ideia é que os moradores "esqueçam" livros dos mais diversos gêneros literários em locais da cidade com mensagens de carinho e de doação anônimas, visando incentivar a leitura com ações realizadas em diversos pontos do município, a exemplo de pontos de ônibus, órgãos públicos e praças. "A ação visa despertar o prazer da leitura; possibilitar a vivência de emoções, além do exercício da fantasia e da imaginação através da leitura", explica a vereadora, que já fez o teste através do seu gabinete na Câmara de Vereadores e, garante, que deu certo. Segundo a parlamentar, deverão ser livros em bom estado. Fernanda Fernandes ainda agradece o retorno da matéria, que segue para sanção do Executivo, ao prefeito, Leonardo Pascoal. "O prefeito mostrou-se extremamente sensível ao anteprojeto de minha autoria, encaminhado pela Câmara", comemorou.
Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Foto Capa: ilustrativa/internet
Mário Couto quer política de proteção à saúde bucal de hospitalizados
O vereador apresentou anteprojeto que sugere a instituição da Política Municipal de Proteção à Saúde Bucal da Pessoa Hospitalizada.
Quem estiver hospitalizado em Esteio terá sua saúde bucal garantida enquanto estiver internado. É esta a proposta do anteprojeto apresentado por Mário Couto (PDT), na noite de terça-feira (12), durante a sessão da Câmara. A proposição foi encaminhada para o prefeito. Para se tornar lei, precisa ser devolvida ao Legislativo, em forma de projeto e, posteriormente, aprovada pelos vereadores.
As ações previstas na Política Municipal de Proteção à Saúde Bucal da Pessoa Hospitalizada vão ocorrer dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e devem vir a ser inseridas na Estratégia de Saúde da Família.
Terá como objetivos a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e a capacitação de profissionais na área. Uma das medidas previstas no texto é a obrigatoriedade da presença de dentistas nas UTI’s.
“Os pacientes internados por longos períodos na rede hospitalar podem desenvolver problemas relacionados à saúde bucal. Este projeto visa minimizar estes problemas”, explica Mário.
Por Gustavo Santos - reg prof MTb/MG 14.986
Vereadores aprovam criação do Dia Municipal de Doar
A Câmara de Vereadores aprovou na sessão de ontem(12), o projeto de lei criando o Dia Municipal de Doar, de iniciativa do Executivo, por sugestão do vereador Felipe Costella (MDB). A proposta objetiva promover atividades alusivas a data e mobilizar pessoas, empresas, entidades, em especial com organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e órgãos públicos para incentivar a filantropia. A data das ações deve ser agenda para a semana de 25 de novembro, dia do doador voluntário.
“A ideia é incentivar a cultura de doação na cidade e contribuir na articulação de políticas sociais que reforcem o trabalho de entidades e de pessoas que auxiliam a causa, bem como incentivar a doação de sangue, através de palestras, seminários sobre a importância deste gesto", falou.
O Dia de Doar surgiu em 2013 no Brasil. É realizado por uma coalização de organizações e indivíduos que promovem a cultura de doação no país. A origem do movimento é nos Estados Unidos, iniciada em 2012. Para tanto, foi criada por uma organização chamada 92Y, de Nova Iorque, e hoje está em todo mundo. No exterior, a data é conhecida como GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”.
Com a aprovação do Plenário, a matéria segue para sanção do prefeito, Leonardo Pascoal(PP).
por Terezinha Bobsin - Reg profg MTb/RS 7156
Loteamento Bruno Sperb é pauta de reunião na Comissão de Urbanização
Os moradores do Loteamento Bruno Sperb, localizado no bairro Três Marias, reuniram-se hoje(12), com a Comissão de Urbanização, Trasporte e Habitação, integrada pelos vereadores Felipe Costella MDB), Leo Dahmer (PT) e Ari Zanoni(PSB). O debate girou em torno da rua que recebe o mesmo nome do loteamento, onde a comunidade local está impossibilitada de transitar, de acordo com os moradores, em função dos buracos.
O loteamento surgiu a partir de uma grande área particular de propriedade de Bruno Sperb dividida há muitos anos. Da propriedade, Sperb vendeu os lotes - ao todo 130 - e outros doou ou trocou como pagamento de dívidas trabalhistas.
Para a moradora Carina Soares, o problema vem se arrastando e precisa ser resolvido definitivamente. "Se precisar, doamos uma parte da nossa área da frente para realização das obras de infraestrutura da via", disse
Segundo o presidente da Comissão, Felipe Costella, por tratar-se de uma área particular, a prefeitura não pode investir no local. "Entretanto, é uma questão de saúde pública, especialmente por estar impedindo o trânsito e dificultando o acesso de crianças às escolas", falou.
Leo Dahmer destacou, ainda, que havia um processo de regularização iniciado em 2016, mas entende que faltam informações sobre a atual situação do local.
Um novo encontro será realizado na próxima terça-feira, 19, às 16 horas, na Comissão, com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, visando esclarecimentos aos moradores e a possibilidade de realizar o arruamento da Bruno Sperb.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Câmara de Vereadores manifesta solidariedade aos servidores da extinta TVE/RS
A maioria dos vereadores aprovou na última terça-feira, 5, uma moção de solidariedade aos 165 servidores da Fundação Cultural Piratini, que administra a TVE, e FM Cultura, de Porto Alegre e da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), extintas pelo governo do Estado, através do Decreto nº 54.089. Para o vereador Leo Dahmer(PT), autor da proposição, os gaúchos que prezam pela comunicação pública e de qualidade, bem como pela promoção da ciência da tecnologia estão de luto pelo encerramento das atividades das instituições.
Segundo Dahmer, o mesmo decreto também dissolve o Conselho Deliberativo da Fundação Piratini, composto pela Fundação Cinema RS; Instituto Estadual de Cinema; Instituto Estadual de Música. além de integrantes da Associação Riograndense de Imprensa (ARI). "Com a medida, se encerra a comunicação pública e os servidores estarão inseridos na Secretaria de Comunicação do Estado", reflete.
O documento será encaminhado ao Governo do Estado ainda nesta semana.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Solicitada limpeza das margens da BR-116 em Esteio
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deve receber nos próximos dias o ofício da Câmara de Vereadores com a solicitação de limpeza das margens da BR-116, no trecho que compreende a Estação Esteio e a empresa Votorantim Cimentos, no sentido capital/interior. O pedido é da vereadora Fernanda Fernandes (PP), aprovado em Plenário na última semana. Conforme a vereadora, a manutenção do passeio público é fundamental para assegurar a adequada mobilidade e acessibilidade, bem como garantir a segurança. "Os moradores do local reclama da falta de segurança em transitar pelo local, em função do lixo e entulhos colocados às margens da via", destaca a vereadoras. A medida, segundo a parlamentar, vai trazer segurança e qualidade de vida aos usuários do local.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Seminário discute sistema de garantia de Direitos da Criança e do Adolescente
O Plenário da Câmara de Vereadores de Esteio recebe durante toda a tarde de hoje(7), o II Seminário do Conselho Tutelar alusivo ao Combate e Exploração e Abuso Sexual contra Criança e Adolescente. Organizado pelo Conselho Tutelar de Esteio, a atividade vai discutir o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente e a atuação da rede de Proteção e Justiça. Na mesa de abertura, a coordenadora do Conselho Tutelar de Esteio, Janaína Santos, disse que a ideia do seminário é fortalecer ações efetivas na garantia dos direitos da criança e do adolescente de forma coletiva, participativa e propositiva.
Conforme a secretária de Cidadania, trabalho e Empreendedorismo, Tatiana Tanara, lidar com as fragilidades remete às questões pessoais. "Peço para fortalecer a rede que lida com demandas e para conscientização e coleguismo entre os profissionais, pois estamos todos na mesma batalha. Que este evento possa propor formas de colocá-las em prática, engajando todas as equipes que atuam na prevenção da violência", frisou.
Para o presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB), que participou da abertura do evento, quando se trata de crianças e da juventude, o papel da sociedade como um todo é muito maior, especialmente quando se trata de questões da violência infantil. "Parabenizo os participantes e organizadores do evento, estão debatendo este assunto tão grave. A gente discute muito nas redes sociais, mas no momento do cidadão se por na situação de debate de pautas importantes, encontramos a plenária com pouca participação. Sou pai de uma menina de sete anos e quando olho para ela, enxergo todas as crianças de Esteio e me preocupo com o futuro", falou. Sandro também lembrou que, enquanto vereador, criou propostas como as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), com apoio do prefeito Leonardo Pascoal (PP), que pretendem identificar situações de violência, acidentes e suas causas, e tratam também da violência e da droga. "As Cipave´s vão ao encontro da cultura da paz, na sociedade e na família", disse.
As palestras seguem até às 17 horas, com a promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação e Família, Denise Casanova Vilella, que abordará o tema "Atuação da rede de justiça" e da professora e vereadora de Porto alegre, Sofia Cavedon, que vai falar sobre a "Educação e a rede de proteção".
A atividade contou com a coordenação da presidente do Conselho Tutelar, Jeanini Godoi e a participação do delegado da Polícia Civil de Esteio, André Sperotto e do vereador Leo Dahmer (PT).
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Comissão de Saúde vai realizar audiência pública sobre a campanha "Imposto Zero para Medicamentos" amanhã, dia 7
A Câmara de Vereadores de Esteio, através da Comissão de Saúde, integrada pelos vereadores Luiz Duarte (PT), Rute Pereira(MDB) e Mário Couto(PDT), vai realizar na amanhã, dia 7, a partir das 19 horas, audiência pública, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. No encontro será tratada a proposição de iniciativa popular que pretende a isenção do impostos dos medicamentos em todo o Brasil. A campanha "Imposto Zero na Saúde" foi apresentada ), aos vereadores e ao presidente da Câmara, Sandro Severo(PSB). A intenção, de acordo com o vice-presidente da Fecomércio, Tadeu Barbosa da Silva e da acadêmica em Administração Hospital e autora da iniciativa, Patrícia Fischborn, é isentar fármacos da incidência de taxas e impostos, o que resultaria em uma redução de 36% nos preços. "Queremos chegar a um milhão de assinaturas para poder entrar com a proposta e estamos percorrendo as câmaras em busca de apoio dos parlamentares e seus deputados para que, através de abaixo-assinados, onde pretendemos alcançar 1,5 milhão de assinaturas, cheguemos ao projeto de lei que será encaminhado ao Congresso Nacional", disse Tadeu.
Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156
Câmara de Esteio investe em tecnologia
"A inovação tecnológica da gestão pública chegou à Câmara de Vereadores de Esteio". Estas foram as palavras do presidente, vereador Sandro Severo(PSB), ao dar início, na noite de ontem(5), ao novo sistema do processo legislativo. A partir de agora, os vereadores passarão a ter em suas mesas notebooks com todos projetos e proposições gerenciados, inclusive todos os prazos bem como os fluxos de tramitação. Além disso, o novo software da Città Informática Ltda, adquirido através de licitação, vai permitir o gerenciamento das votações, que passaram de simbólica para nominal, e do painel de projeção. Para o presidente é um dos maiores avanços da Câmara dos últimos anos. "A evolução tecnológica, tendo como princípios a busca pela informação, agrega a economicidade, porque vamos deixar de usar papel; transparência, agilidade e facilidade do processo legislativo"afirmou.
Sandro Severo também lembra que a comunidade vai poder acompanhar a votação de cada vereador, as matérias que estão sendo votadas, e todo o andamento da sessão através dos telões instalados na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. O sistema ainda permite que a plateia acompanhe a contabilização de votação eletrônica, a presença do parlamentar e tempo de pronunciamento. "Mudamos o regimento interno para possibilitar este crescimento tecnológico em direção ao futuro, Nossa intenção é ampliar a transparência para a população", finalizou.
Esteio passa a contar com o programa Papo de Responsa
Através do pedido do vereador Felipe Costella (MDB), Esteio passa a contar com o Papo de Responsa na rede municipal de ensino. Lançado nesta manhã (6), no Centro de Educação Básica Vila Olímpica, o Papo de Responsa é um projeto desenvolvido pela Polícia Civil do RS desde outubro de 2016, com atuação junto às escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio, na promoção de um “papo”, tendo como alvo a aproximação de policiais civis com adolescentes.
Durante o programa, são debatidos temas descontraídos sobre prevenção às drogas e todas as consequências advindas do tráfico e consumo; bullying, violência; ato infracional; escolhas de vida; a cultura do “não dá nada” e demais assuntos de interesse das instituições escolares também podem ser tratados.
“Fico muito contente em fazer parte desta parceria. Desejo que seja um bom papo e que os alunos possam aproveitar ao máximo esta oportunidade que estão tendo, pois, é um projeto muito importante para os jovens da nossa cidade”, disse Felipe Costella.
Para o Delegado Pablo Rocha, que estudou em escola pública e se formou em Direito em faculdade pública, a única diferença entre ele e os alunos, é a idade. Pois, “com estudo e esforço, deixando de lado algumas más influencias e festinhas, o jovem pode ser o que ele quiser”, afirmou
O prefeito Leonardo Pascoal agradeceu parceria, "que será longa e de muito aprendizado para os alunos", falou.
Estiveram presentes o presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB), a vereadora Rute Pereira (MDB), vice-prefeito Jaime da Rosa, Secretário de Educação, Marcos Dal’Bó, as policiais civis que ministram o programa, Priscila Pairé e Thayana Faedrch, Diretor Gustavo Ely e demais funcionários da escola.
Por Laiani santos - estágio em Jornalismo
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156
Ações do documento