Abertura de caixas de passagens é debate de audiência pública na Câmara de Vereadores

No encontro, o representante da empresa Serviços Técnicos de Engenharia, responsável pela execução do plano de drenagem, disse que os espaços não foram abertos devido ao difícil acesso

A falta de abertura de 879 caixas de passagens e poços de visita localizadas em diversos pontos de Esteio, no processo do Plano Diretor de Drenagem, foi tema da audiência pública na Câmara de Vereadores na noite de ontem (1°), com o Executivo Municipal e a empresa Serviços Técnicos de Engenharia (STE), responsável pela execução dos serviços na rede de drenagem da cidade. A pedido do vereador Euclides de Castro (PP), a reunião visou trazer esclarecimentos à comunidade sobre o motivo pelo qual a ação nas caixas de passagens não ocorreu. O encontro contou também com a presença dos vereadores Luiz Duarte (PT) e Rute Pereira (PMDB), além do coordenador da Defesa Civil de Esteio, Alexandre Camboa, e de líderes comunitários.

Na oportunidade, o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rafael Fernandes, informou que quase metade da rede drenagem de Esteio precisa ser substituída ou redimensionada. “É um grande problema para o município”, comenta. Além disso, o secretário acrescentou que é necessário que todas as caixas de passagem sejam abertas e inspecionadas para que o estudo da rede tenha dados completos. Segundo ele, a verificação destes espaços, de responsabilidade da STE, prevista no Plano Diretor de Drenagem e incluída no orçamento de R$ 1 milhão e meio destinados à empresa, não aconteceu.

O representante da STE, engenheiro Ricardo Dal Farra, argumentou que as 879 caixas de passagem e poços de visita não foram abertos devido ao difícil acesso sob o asfalto. Já nos pontos mais críticos, conforme Ricardo, foi realizada análise de campo junto com a Secretaria de Obras, e esses locais foram registrados no cadastro topográfico da rede de drenagem. "Estivemos esclarecendo dúvidas sempre que foi solicitado”, explica. Ricardo acrescentou, também, que o Plano Diretor de Drenagem é um estudo que pretende fazer um planejamento da superfície do munícipio, em relação ao escoamento das águas pluviais. “É necessário que as ações previstas se transformem em leis”, aponta.

Já a secretária de Meio Ambiente, Sabrina Reis, apontou que Esteio está à frente de muitas cidades da região por possuir o Plano de Drenagem. “Esse diagnóstico é de extrema importância justamente para futuras obras e adequações”, pontua. Do ponto de vista do meio ambiente, Sabrina informou que o papel da secretaria é de promover a educação ambiental, com o intuito de conscientizar a população a não realizar descartes inadequados nos canais de drenagem do município, e de fiscalizar a limpeza dos arroios, além do licenciamento ambiental, parte do desenvolvimento urbano do município.

Poço de visita e caixa de passagem:

São as conexões de vários tubos subterrâneos que promovem a drenagem das águas pluviais, ligados pelas bocas de lobo.

Por Guilherme Pech | estágio em Jornalismo