Ações conjuntas da Segurança Pública vão combater a criminalidade em Esteio

Em audiência pública realizada na noite de ontem (9) pela Câmara de Vereadores de Esteio, a pedido do vice-presidente, Sandro Severo (PSB), a Polícia Rodoviária Federal; a Brigada Militar de Esteio; a Secretaria de Segurança Municipal e a Polícia Civil, afirmaram que vão estreitar o cerco ao crime organizado de forma integrada. Esta foi a informação dada aos moradores da cidade, especialmente ao bairro Novo Esteio, onde a onda de assaltos e arrombamentos ao comércio e às residências têm aumentado nos últimos meses.  Para o presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB), que fez a abertura da atividade, através conjugação de esforços e do apoio da ação da sociedade civil organizada, é preciso pensar na segurança pública cientes de que não existem fórmulas milagrosas para combater os problemas sociais, mas onde cada um possa contribuir para melhorias na segurança dos cidadãos. "E o  Poder Legislativo está atento a estas questões", afirmou.
    A moradora e líder comunitária do bairro, Mariza Iracet, disse que as famílias promoveram um abaixo-assinado com o pedido de retorno do posto da Brigada Militar e a instalação de mais câmeras de vídeomonitoramento nos principais acessos do bairro, que recebe, entre outros eventos, a Expointer e o Universo Alegria.
    Para o secretário de Segurança, Roberto Damasceno,  atitudes mais efetivas já estão sendo adotadas, através de treinamento da guarda municipal, que está sendo reestruturada, estabelecendo suas funções e controle no atendimento externo. Além disso, conforme o secretário, o município vem investindo forte em segurança, através da aquisição de armas de choque, bem como aguarda a autorização do exército para compra de munição. "Também aguardamos uma parceria entre as empresas para auxílio na compra da fibra ótica", ressaltou. Damasceno afirmou, ainda que o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), aguarda as nomeações para iniciar o funcionamento. O secretário lembrou o recurso de R$ 20 mil da Câmara de Vereadores, direcionado à compra de tasers (armas de choque).
    Já o representante da Polícia Rodoviária Federal, Marcelo Timóteo garantiu que  estão sendo fomentadas ações visando integrar todos os monitoramentos de câmeras e cercamento eletrônico em tempo real. A ideia, de acordo com Timóteo é mapear tudo que que chegar à cidade pela BR-116. "As medidas vão fortalecer o combate à criminalidade. Peço que a comunidade acredite na polícia", afirmou.
    Também o comandante da Brigada Militar de Esteio,  José Nilo Alves, disse que a instituição vem fazendo seu trabalho dentro dos recursos e possibilidades. Reforçou que a o comando vem fazendo ações fortes com a presença da base móvel nas ruas e que com a tecnologia do vídeomonitoramento foram inibidos várias ações criminalidade na cidade. "A brigada tem função preventiva e não há uma solução mágica para acabar com a criminalidade", afirmou, relatando que não haverá possibilidade humana de retornar com os postos no bairro. O comandante também anunciou a possibilidade de regresso do policiais residentes nas escolas.
    Ainda o inspetor da Polícia Civil de esteio, Dionel Souza, disse que a média de homicídios em Esteio chega a 25 ao ano. "De janeiro para cá foram oito homicídios e 10 atentados", relatou.
    O vice-presidente da Câmara, Sandro Severo, lamentou a ausência do Ministério Público e garantiu que a segurança é um tema  polêmico e que é preciso que sejam tomadas atitudes fortes e severas, observando a necessidade de retomada da operação Avante, realizada pela BM para combater a criminalidade e a intensificação de todas as frentes para que a comunidade volte a sentir a sensação de segurança e tranquilidade. Severo também colocou a Câmara à disposição para buscar recursos financeiros objetivando auxiliar na aquisição de equipamentos de segurança.
    A atividade contou com a presença  dos vereadores Fernanda Fernandes (PP), Ari Zanoni (PSB), Márcio Alemão (PT) e  Rute Pereira (PMDB); do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Esteio, Egídio Dassi, entidades e comunidade em geral.

O que disseram os vereadores, entidades  e a comunidade:

Márcio Alemão:
Questionou  a respeito da estratégia de policiamento nos bairros que servem como rota de fuga. Ressaltou que o déficit atual de 43% no efetivo da Brigada prejudica o pleno serviço para Esteio e a necessidade de que o Governo do Estado atente para a situação que é de grande preocupação é prescinde de ação imediata.

Ari da Center:
Centro está desassistido. Problemas com a passarela que dá acesso à Vila Pedreira.

Fernanda Fernandes:
A segurança é uma demanda de todos os bairros.

Rute Pereira:
É preciso iniciar a prevenção através da educação. A segurança precisa ser discutida mais vezes e com a participação efetiva da comunidade. Avaliou a necessidade de participação do Conselho Tutelar na audiência pública.
Juliana Lagasse
É necessário e urgente a criação de ações de prevenção dentro do município. Ações da prefeitura em relação a fiscalização de bares. Fechamento de parques e praças à noite.
OAB - Egídio Dassi
Reunião de recursos para substiutir centrais de comunicação, visando melhorar a integração entre os órgãos de segurança pública.
IMG_0208.JPGIMG_0211.JPGIMG_0213.JPG

Enio Florêncio, Mariza Iradit e Egidio Dassi