Alargamento de ruas da Vila Esperança é, novamente, tema de reunião na Câmara de Esteio

12/02/2019 - O alargamento de diversos ruas na Vila Esperança, em Esteio, para possibilitar a entrada de veículos de grande porte, a exemplo do caminhão do Corpo de Bombeiros, foi debatido na tarde de hoje(12), na Comissão de Transporte, Urbanização e Habitação da Câmara de Vereadores, com Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. As obras de intervenção, que estão preocupando os moradores em função do  recuo de terrenos, entre 1,5 e 2,5 metros, o que acarretaria remoção de cercas e muros e atingiria parte de 100 casas, vêm sendo alvo de diversas reuniões e audiências públicas no Legislativo desde o ano passado. O projeto técnico,  que teve o processo licitatório realizado em 2018,   integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), e tem previsão de intervenções em 26 ruas, travessas e becos da vila Esperança, com larguras variáveis. As obras devem iniciar ainda neste mês.

Durante o encontro, que contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Kohlrausch, e a equipe técnica, os vereadores da Comissão,  Luiz Duarte(PT), Ari Zanoni(PSB) e Sandro Severo(PSB), questionaram  algumas situações do projeto aprovado em 2016 pela Caixa Federal, e  solicitaram atendimento em grupos menores,  dos casos em que os moradores perderão parte de seus imóveis.

Para o vereador, Luiz Duarte, presidente da Comissão, a via compartilhada - basicamente ruas sem faróis e sem separações nítidas entre o espaço dos diferentes veículos e dos pedestres -, seria a solução mais viável.  "A Vila Navegantes é um bom exemplo de via compartilhada e tem funcionado muito bem", alegou.

Conforme o secretário, todas as situações estão sendo avaliadas pela equipe técnica e os moradores estão sendo ouvidos. Kohlrausch ainda disse que o projeto técnico  teve aprovação da  Caixa Federal e do Ministério das Cidades na gestão passada e é, praticamente impossível mexer, em função do curto prazo, já que a Caixa Federal não assegura o envio do recurso, que totaliza R$ 3,2 milhões.  Para ele,  o local vai receber melhorias, a exemplo da construção de passeios públicos,  pavimentação, além da colocação de redes de drenagem pluvial e cloacal. "As obras começarão, ainda em fevereiro, pelos pontos mais viáveis. É uma obra necessária para o bem comum" reforçou Kohlraush aos vereadores, destacando que a comunidade local ganhará com a  valorização dos imóveis. Segundo a equipe técnica da secretaria, os moradores atingidos em suas residências estão sendo acompanhados pela equipe da Assistência Social e técnica. Além disso, os técnicos afirmaram que  as reuniões já estão acontecendo para que seja formada uma comissão de acompanhamento da obra.

As obras também integram  o Programa de Urbanização de Assentamentos Precários, onde estão previstas intervenções como instalação de rede de drenagem pluvial e cloacal, pavimentação de ruas, construção de passeios públicos, acessibilidade e sinalização viária.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156