Ato solene celebra Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Dentro das atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, organizada pela Prefeitura, a Câmara de Esteio realizou na noite de ontem (24), ato solene alusivo à data. A atividade, de iniciativa do vereador e presidente, Felipe Costella (PMDB), foi abrilhantada por apresentações artísticas, a exemplo do atleta paralímpico, Giovani Guissone  e do professor de boxe, Abílio Mobus, com a arte marcial para cadeirantes e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Esteio (Apae/Esteio), que contou a história do descobrimento do Brasil.

Durante a solenidade, que contou com a presença do prefeito, Leonardo Pascoal(PP); da Brigada Militar e dos vereadores Euclides Clastro(PP); Fernanda Fernandes (PP); Harri Zanoni (PSB), Leo Dahmer (PT); Luiz Duarte (PT); Mário Couto (PDT), Márcio Alemão (PT), Rute Pereira(PMDB) e Sandro Severo(PSB), dez pessoas reconhecidas pelo trabalho de fortalecimento da inclusão social no município receberam uma honraria do Legislativo.

Para o proponente da solenidade, Felipe Costella, o objetivo da semana, além de derrubar barreiras, é realizar ações de inclusão social e de combate ao preconceito e discriminação contra pessoas com deficiência. "Vencer as barreiras da desigualdade, lutando de forma eficaz pelos direitos das pessoas com deficiência é a nossa missão. Estamos avançando, principalmente nas questões que envolvem serviços, inclusão e acessibilidade", falou.

Já o prefeito, Leonardo Pascoal, avaliou a omissão do poder público, ao longos dos anos na cidade, em relação às questões de acessibilidade e mobilidade. "Colocamos nas metas de gestão,  a adequação dos acessos aos prédios públicos e dos passeios e avançamos nesta questão em alguns pontos da cidade, com apoio das secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras", disse.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, em Esteio, comemorada anualmente entre os dias 21 e 28 de agosto, contou com seminários e uma mostra, que fica aberta ao público até o final da tarde desta sexta-feira (25), no Saguão da Câmara (Rua 24 De Agosto, 535), e apresenta trabalhos, materiais e histórias de vida de pessoas com deficiência e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-Esteio),  da Escola Estadual Especial Padre Réus e da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

Confira os homenageados:

Ademir Antônio da Silva  - Vereador: Ari da Center