Ato Solene marca a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Evento foi realizado no plenário da Câmara, após sessão semanal.
Ato Solene marca a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Ato solene em homenagem à Pessoa com Deficiência

28/08/2019 - A noite de ontem (27) foi de homenagens na Câmara de Vereadores de Esteio, em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. O evento, de iniciativa do vereador Felipe Costella (MDB), ocorreu no plenário e contou com a presença de alunos e professores da educação especial no município, além de familiares e outros convidados.

A solenidade foi aberta com a apresentação do estudante e tecladista, Leonardo da Silva Trindade, das músicas “Caruso”, de Lucio Dalla e “Marcha Turca”, de Mozart.  Em seguida um representante de cada entidade presente foi convidado a acompanhar os vereadores em seus lugares.

“É com muita alegria que nós do Conselho e demais entidades participamos deste ato solene. Essa não é apenas uma forma de reconhecimento , mas também de demonstração e exposição da luta por políticas inclusivas e oportunidades”, declarou a Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compede), Roberta Vieira, ressaltando que pessoas com deficiência representam em torno de 6,7% da população no Brasil.

Em seu discurso, o proponente, vereador Felipe Costella (MDB) enfatizou a importância da luta contínua pelo fim do preconceito e a conquista de direitos igualitários. O parlamentar também agradeceu às pessoas com deficiência pelas lições que ensinam a todos ao encarar o dia a dia.

Representando o executivo, a Secretária de Cidadania , Trabalho e Empreendedorismo Tatiana Tanara, lembrou dos avanços conquistados na última década e dos desafios a serem superados e informou que a Prefeitura de Esteio está realizando um trabalho de capacitação para inserção da Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho.

Em seu pronunciamento, o Presidente do Legislativo, vereador Euclides Castro (PP) anunciou duas ações da Câmara em relação à causa: a ativação da procuradoria Especial da Pessoa com Deficiência, que atuará em prol do bem-estar das pessoas com deficiência, por meio de fiscalizações, acompanhamentos e proposições legislativas, de autoria do vereador Mário Couto (PDT) e a segunda ação trata-se de uma resolução, proposta pela Mesa Diretora, que destina uma vaga no quadro de funcionários da Casa para um estagiário com necessidades especiais. De acordo com Castro, essa é uma forma de valorizar e dar visibilidade à causa, bem como de dar exemplo a outros órgãos: “A gente sabe o quanto é grande a luta de todas as famílias e amigos de uma pessoa com deficiência, muito mais ainda é na hora de buscar um lugar no mercado de trabalho, então nós oferecemos a nossa casa também a receber um estagiário com deficiência para integrar o nosso quadro”.

Participaram do evento representantes das seguintes entidades: Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais); Associação de Pais e Amigos das Pessoas com Deficiência de Esteio (Apapede) e  Escola Estadual Especial Padre Reus.

Celebrada entre os dias 21 e 28 de agosto, a Semana da Pessoa com Deficiência, tem por objetivo principal realizar ações de inclusão social e de combate ao preconceito e à discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência, resgatando e valorizando o papel desses cidadãos na sociedade.

Confira os homenageados e seus respectivos indicadores:

Carmem Nanci Loureiro de Souza -  Vereador Sandro Severo

Escola Estadual Especial Padre Réus/representante Ana Maria Tavares - Vereador Mário Couto

Fabiano Costa Cardoso - Vereador Luiz Duarte

Fernanda Girardi - Vereadora Fernanda Fernandes

Giovana da Rocha Pacheco - Vereador Márcio Alemão

Luzia Wollenhaup Ribeiro - Vereador Leo Dahmer

Patrícia Silveira - Vereador Harri da Center

Teresinha Zalete Zamim de Lima - Vereador Euclides Castro

Vinicius Pinto Lemos - Vereadora Rute Viegas Pereira

Vitor Venditti (in memoriam) - Vereador Felipe Costella

Os vereadores também fizeram a entrega de certificados de participação à: Andressa Barbosa Martins, representante da APAPEDE; Gilmar Weide da Rosa, representante da APAE e Victor de Mello Fonseca, representante da Escola Especial Padre Réus, por comporem a Mesa e à Leonardo da Silva Trindade, pela apresentação artística.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

Confira mais fotos clicando AQUI