01/11/2016 - Audiência pública debate educação inclusiva em âmbito municipal

A inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas municipais de Esteio foi tema de audiência pública realizada na última segunda-feira, 31, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, pela Comissão de Educação, Cultura de Desporto, da Câmara Municipal. A comissão, formada pelos vereadores Beatriz Lopes(PT), Rafael Figliero (PTB) e Leonardo Pascoal (PP),  atendeu a solicitação do Promotor de Justiça, Yoannis Fredrazzi Petalas, que também participou do encontro. Na oportunidade, com a presença do vereador Harri Zanoni(PSB), além do Conselho Tutelar, Comdica, Conselho de Educação e a Secretaria de Educação, o promotor fez questionamento acerca da política de educação inclusiva adotada no município e tirou dúvidas com a equipe técnica, especialmente sobre as atribuições do auxiliar de inclusão, que tem a responsabilidade de auxiliar nas necessidade de locomoção, higiene e alimentação.  Conforme a coordenadora do Centro Municipal de Inclusão (Cemei), Marliza Mello, o trabalho pedagógico fica a cargo do professor especializado, na sala de recursos.  Ela explica que o Cemei oferece, ainda, atendimento nas áreas de psicologia, psicopedagogia, fisioterapia e fonoaudiologia.

A coordenadora informou, ainda, que os casos são avaliados individualmente atendendo a necessidade de cada um. "Os pais procuram a secretaria que, por sua vez, faz uma análise para definir a real necessidade de inclusão", comenta.  Segundo Marliza Mello, atualmente são 214 alunos atendidos nesta modalidade de ensino.

Para a presidente da Comissão, Beatriz Lopes, o encontro foi muito importante no sentido de promover o diálogo e buscar esclarecimentos. "Atendemos o pedido da promotoria e, ao mesmo tempo, ficamos inteirados sobre o atendimento à crianças com necessidades especiais. Destacamos, também, que todas as escolas foram convidadas para a audiência", disse.

Os vereadores da comissão ressaltaram a necessidade de promover novos debates sobre o tema, já que o assunto não se esgota e está sempre em transformação. "Vamos ficar atentos e fomentar mais discussões a partir da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores", finalizaram.

A Educação inclusiva compreende a educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.

Por Comissão de Educação