Audiência pública discute sobre situação dos moradores de rua

A situação dos moradores de rua e usuários de drogas na cidade foi tema de audiência pública realizada na tarde de hoje (21) no plenário da Câmara. Convocada pelos vereadores Fernanda Fernandes (PP) e Sandro Severo (PSB), a atividade contou com a presença da Secretária municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Tatiana Tanara, o Secretário Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Roberto Damasceno, a coordenadora do Centro Pop, Michele Gorges, o Tenente Coronel José Nilo Corrêa Alves, e ainda os vereadores Rute Viegas (PMDB), Mário Couto (PDT), Euclides de Castro (PP), Luiz Duarte (PT) e o Presidente da Câmara Felipe Costella (PMDB).

Na ocasião, o vereador Sandro Severo, que lamentou a ausência do Conselho Tutelar, alertou sobre a necessidade de pensar políticas públicas para os moradores de rua que possam ser eficazes para a sociedade. “Temos que integrar e efetivar as ações para melhorarmos essa situação”, comenta. A Secretária Tatiana Tanara informou que estão sendo feitas alterações para que o Centro Pop funcione da melhor maneira. Como a realização de oficinas de cidadania, culinária, esportes e capacitação ao trabalho. Também será meta prioritária, em 100 dias, a criação de uma equipe de abordagem para fazer o diagnóstico dessa população. Tatiana idealiza que os moradores de rua utilizem o Centro Pop não só para refeições e banho, mas sim para ter um acompanhamento. “Precisamos de articulações maiores do que só a política de assistência”, afirma. A Secretária ainda afirmou que deverão ser tomadas outras providências em relação aos usuários de drogas.

Os participantes ajustaram a criação de um fórum permanente onde cada poder encaminhe a sua colaboração com ações pontuais e efetivas. A vereadora Fernanda estabeleceu a realização de três encontros em um mês, a ser definido, em no máximo 100 dias de governo.

Por Danielle Della Pase - Estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156