Audiência pública trata da segurança no Novo Esteio

A partir da audiência pública da Câmara de Vereadores com os setores de segurança da cidade, realizada segunda-feira (11) à noite, no bairro Novo Esteio, a pedido do vereador Sandro Severo (PSB), diversas ações para garantir a segurança dos moradores devem ser implementadas em breve. Entre elas, a instalação de uma câmera de videomonitoramento no início da Avenida Celina Chaves Kroeff, a ampliação das rondas policiais, especialmente nas praças; a permanência do posto móvel da Brigada Militar na entrada do Bairro  e a aplicação  da operação Avante, da Brigada Militar, que efetiva os mandados de prisão.

O encontro contou com a presença do delegado de polícia de Esteio,  André Sperotto; do Comandante do 34º Batalhão de Polícia Militar, major Pereira Martins,; do diretor da Secretaria de Segurança, Vanderlei Leidens; dos  vereadores Euclides Castro (PP), Fernanda Fernandes(PP) , Leo Dahmer (PT), além de lideranças  do bairro e da comunidade.

Conforme o diretor de Segurança, o município está renovando o contrato com a empresa que presta atendimento técnico nas câmeras de vídeomonitoramento. Leidens também disse que a secretaria está fazendo a revisão de onde os equipamentos estão sendo efetivos e que a intenção é fazer o conserto de alguns equipamentos para que seja aumentado o número de câmeras em operação no município. Sobre os investimentos na área, segundo o diretor, recursos de emendas parlamentares, que já chegaram, serão utilizados no cercamento eletrônico. "Esta ação será comandada pela Brigada Militar", disse.

Já o delegado Sperotto destacou a falta de vagas nos presídios e que a Polícia Civil acredita na união de esforços para que a segurança seja restabelecida. "A policia Civil e a Brigada Militar são a ponta de um sistema gigante de segurança pública e algumas coisas estão fora do nosso alcance. É preciso alterar a legislação", falou.

Também o comandante da BM, Major Pereira Martins, ressaltou o trabalho da instituição em prender o mesmo indivíduo seguidamente. "Vamos continuar enxugando gelo, mas seguiremos prendendo",disse, relatando que diariamente uma viatura vai para a Delegacia de Canoas para fazer a custódia de presos,  geralmente esperando que abra a vaga para que aquele preso seja apresentado, o que , segundo ele, pode levar até dez dias. "O que podemos fazer é continuar prendendo e cobrar, como sociedade organizada, soluções para o problema. Não podemos nos contentar com isso e achar que é normal", afirmou

Para Sandro Severo, através do diálogo, foram conquistadas importantes ações, especialmente a possibilidade de  manutenção do Posto da Brigada Militar existente no bairro. "São questões que a comunidade está solicitando em função dos constantes furtos, assaltos e arrombamentos. Através do diálogo alcançamos ações importantes dentre elas, a  criação de um documento a ser enviado pela Câmara de Vereadores para Governo do Estado pedindo mais efetivo para Brigada e Polícia Civil em Esteio", destacou o vereador.

Além disso, durante audiência,  foram sugeridos pela comunidade e parlamentares o deslocamento do posto localizado na avenida Monteiro Lobato para mais próximo da BR 116; a criação de um Conselho de Segurança Comunitário e  inclusão da Guarda Municipal no grupo das redes sociais no Policiamento Comunitário.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Fotos: Barbara Für Züge