01/04/2010 - Esteio vai receber kit com equipamentos de informática para consolidar gestão ambiental

Esteio está entre os 70 municípios contemplados para receber um kit com equipamentos de informática,  uma máquina fotográfica digital, um aparelho GPS, um projetor e um telão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), através do projeto Nossas Cidades: Prefeitura Parceira, Ação Educação Ambiental Integrada. A informação é da vereadora Therezinha Heller (PPS) que indicou ao município para que enviasse um termo de adesão à Sema, que está apoiando projetos voltados à educação e à gestão ambiental local. Conforme a vereadora, que participou da solenidade de assinatura do Termo de Adesão em Porto Alegre pelo secretário, Berfran Rosado,  junto com o prefeito em exercício, Fladimir costella, na última terça-feira, 30, os municípios e entidades precisam estar atentos a projetos que visam auxiliar na área educacional de meio ambiente.  A secretaria destinou equipamentos para comitês de bacias hidrográficas, ONGs ambientalistas, além dos municípios. Os kits serão entregues a partir do final de abril. Na oportunidade, as cidades contempladas comprometeram-se com o governo do Estado, através da Sema, a receberem o material na forma de Cessão de Uso.
    Conforme secretário Berfran Rosado, a destinação dos equipamentos auxilia aos que têm trabalhado por um ambiente mais saudável. Segundo ele, a Sema pautou seu trabalho na multiplicação de agentes de preservação, aumentando a rede gaúcha de sustentabilidade ambiental. “Nossa estratégia foi apoiar àqueles que se engajam para melhorar a vida do planeta. Entendemos que todos precisam participar deste grande movimento. Não há tempo a perder, nem outra vida para tentar recuperar”, frisou Berfran.

Confira os municípios e entidades contemplados:

Comitesinos, Comitê Piratinin, Comitê Taquari-Antas, Comitê Alto Jacuí, Comitê Baixo Jacuí, Comitê Lago Guaíba, Comitê Pardo, Comitê Litoral Médio, Comitê Camaquã, Comitê Apauê-Inhandava, Comitê Passo Fundo, Comitê Turvo, Comitê Ibicuí, Comitê Santa Maria, Comitê Tramandaí, Comitê Gravataí, Comitê Negro, Comitê Ijuí, Condimma/FAMURS,ONG AME – Arte, Meio Ambiente e Educação, Associação dos Moradores do Bairro Rubem Berta, ONG AMA – Amigos do Meio Ambiente, Projeto Água Limpa, ONG Os Verdes, Associação dos Amigos do Rio Jaguari, Acapan, Colégio Coração de Maria, Congresso Estadual Florestal,  ONG Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas, municípios de Alvorada, Araricá, Arroio dos Ratos, Barão de Cotegipe, Santiago, Butiá, Camaquã, Cambará do Sul, Campo Bom, Cândido Godói, Canela, Canguçu, Canoas,  Capão da Canoa, Cerro Grande do Sul, Cristal, Eldorado do Sul, Encruzilhada do Sul, Esteio, Estrela, Faxinalzinho, General Câmara, Gravataí, Montenegro, Nova Santa Rita, Guaíba, Piratini, Quaraí, Rosário do Sul, Salvador do Sul, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Jerônimo, São Sebastião do Caí, Sapucaia do Sul, Selbach, Taquari, Lagoa dos Três Cantos, Jaguari.

Saiba mais sobre o projeto:

De iniciativa do governo do Estado, através da Sema, o projeto tem como objetivo a pontencialização de espaços interativos de formação, educação, formação de ações socioambientalistas. Para estes espaços serão disponiblizados equipamentos como datashow, notebook, máquina fotográfica digital, telão de projeção e GPS, que serão adquiridos pela SEMA e entregues através do Termo de Cessão de Uso aos municípios. A ideia é contribuir e fortalecer r consolidar as diretrizes das políticas de educação ambiental, visando contribuir com a gestão local.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

registrado em: