01/10/2010 - Câmara de Esteio passa a atender em novo prédio

Primeira sessão ordinária no novo Plenário ocorre na terça-feira, 5

Câmara de Esteio passa a atender em novo prédio

A Câmara de Vereadores de Esteio está atendendo desde ontem (30) em novo endereço, na rua 24 de Agosto, 535, Centro. O prédio  está, conforme o presidente, Sirlon Ribeiro (PMDB), adequado para oferecer a população um local seguro, com condições de atendimento em amplo ambiente e  de fácil acesso.  "Para este ano, ficou determinado que seriam realizadas a instalação dos móveis; dos condicionadores de ar, do equipamento de sonorização, das divisórias dos gabinetes; a vigilância 24 horas, além da construção de uma subestação de energia elétrica, exigida pela concessionária. Tudo passou por um minucioso processo licitatório", explica.   O presidente ressalta , ainda, que desde o início do ano, a Mesa Diretora vinha empreendendo esforços no sentido de adequar as novas instalações com as condições satisfatórias para que os vereadores pudessem prestar os serviços à contento. Além disso, mudança interrompeu apenas por um dia o atendimento público.
    A nova Câmara dispõe de um auditório compatível com a necessidade das solenidades que, sistematicamente, acontecem no Legislativo. O espaço ficará à disposição da comunidade para a realização de eventos culturais, formaturas, seminários, convenções, entre outras atividades. Sirlon Ribeiro informa, ainda, que a primeira sessão ordinária vai ser realizada na próxima terça-feira, 5, no novo Plenário. "Gostaria de convidar a comunidade a participar da sessão e aproveitar para conhecer as novas dependências", destaca.

História:
Desde a criação do município, em 1955, o Legislativo funcionou em vários locais, como por exemplo, no Clube Aliança; no prédio do Laboratório Mabbi e, por último, no Salão Nobre da Prefeitura e os gabinetes na antiga sala da secretaria de Educação, no prédio administrativo.  A partir de 1990, na gestão do ex-vereador José Hauck, a Câmara passou a funcionar no subsolo da prefeitura.

O processo de aquisição do terreno, iniciu-se em 2000, fruto de esforços de cada morador. Em 2001 foi feito o pagamento. Em 2006, foi elaborado o projeto, após muitas reuniões entre os vereadores daquela legislatura. Em 2007, foi realizada a licitação, com a participação de 48 empresas. Em novembro daquele ano, foi assinado o contrato com a empresa vencedora e iniciou-se a construção. Em  dezembro de 2009, o novo prédio foi inaugurado e em janeiro de 20010 iniciaram-se os processos licitatórios para aquisição do mobiliário. O custo total da obragirou em torno de R$ 2,6 milhões.

Área total: 2.488,6 metros quadrados

Térreo:  espaço café( aguarda início de processo licitatório); recepção. telefonia; sanitários masculino/feminino e portadores de necessidades especiais; plenário para 312 pessoas; sala de reuniões; arquivo morto; ; sala de reuniões. garagem para dois carros oficiais; ; área de depósito; serviços; estacionamento para 27 vagas). Há, também, como suporte para o Plenário - no segundo pavimento - uma sala técnica; sala de imprensa e um conjunto de sanitários masculino/feminino/portadores de necessidades especiais.

2º pavimento: sete gabinetes de vereadores; sala de reuniões. sala de serviços gerais - xerox;sanitários masculino/feminino/portadores de necessidades especiais.

3º pavimento: Administrativo (departamento jurídico, legislativo, financeiro e RH; Assessoria de Imprensa; gabinete da presidência; gabinete da direção geral; tesouraria; sala de xerox; sanitários masculino/feminino/portadores de necessidades especiais e saguão.

4º pavimento: sete gabinetes de vereadores; sala de reuniões;  sala de serviços gerais - xerox;sanitários masculino/feminino/portadores de necessidades especiais

Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156

Câmara de Esteio passa a atender em novo prédio