05/01/2010 - Ministro da Previdência inaugura nova agência do INSS em Esteio

Ministro da Previdência inaugura nova agência do INSS em Esteio

A nova agência do INSS de Esteio, localizada na rua Machado Lopes, 256, foi inaugurada na manhã de hoje, 5 pelo ministro da Previdência Social, José Barroso Pimentel. A agência, que também atende Sapucaia do Sul, vai oferecer atendimento com 17 guichês, para atender a demanda diária de cerca de 300 usuários das duas cidades, além de seis salas de perícia e uma de assistência social. O prédio ganhou mobiliário novo, equipamentos de informática, dispositivos de segurança, acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência e sinalização interna. Até o dia 8 de dezembro, a agência estava funcionando no prédio  da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A placa de inauguração foi descerrada pelo ministro, além do presidente da entidade, Valdir Moisés Simão, do presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro (PMDB), e a superintendente regional do INSS, Eliane Luzia Schmidt, além de outras autoridades. Na ocasião, o presidente da Câmara de Vereadores lembrou o movimento do Legislativo e Executivo de Esteio e Sapucaia do Sul pela permanência da agência do INSS em Esteio.   A atividade também contou com a presença dos vereadores Felipe Costella (PMDB), Ari da Center (PSB), Jane Battistello (PDT), Therezinha Heller (PPS) e Tânia Marli Rodrigues (PTB).
     A obra está avaliada em R$ 1,4 milhão, com recursos do Ministério de Estado em  terreno doado pela prefeitura - antiga Praça da Legalidade - , através de aprovação da Câmara de Vereadores. Conforme informações do ministro, no Rio Grande do Sul serão construídas 24 novas agências pelo Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX). Com a expansão, a rede fixa de atendimento da Previdência Social no estado será composta por 117 unidades. Além disso , das novas agências, estão sendo executadas 30 obras de recuperação da rede de atendimento já existente.  O total de investimento no estado soma R$ 29 milhões.
   A previdência  social é responsável pela manutenção de 31.577 benefícios, sendo 14.824 de beneficiários esteienses, com o pagamento mensal total de R$ 24 milhões. A agência  inaugurada tem capacidade para atender 320 pessoas por dia e realizar 2.070 perícias por mês. O horário de atendimento é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

História:  Agência de Esteio,que ficava localizada na rua Olga Jacoski, foi interditada no dia 18 de agosto de 2006, com risco desabamento. A unidade fechou, definitivamente,  em fevereiro de 2007, deixando, na época, mais de 400 usuários sem serviço. Os serviços foram transferidos, temporariamente, para a agência de Canoas. A decisão de fechar a agência de Esteio partiu da Gerência Executiva do INSS em Canoas, ao constatar, através de laudo fornecido pela Engenharia do INSS, que o prédio oferecia risco aos servidores que lá trabalham e ao público, devido às más condições de conservação, já que o teto estava caindo. Nesta época, as Câmara de Vereadores de Esteio e Sapucaia do Sul se movimentaram, através de audiências públicas. Em janeiro de 2007, os vereadores foram até Brasilia para que os serviços fossem mantidos em Esteio e pressionar pelo aluguel de  um novo espaço temporário. Em dezembro de 2007, a empresa vencedora do processo licitatório,  Construtora JRN Ltda., de Minas Gerais. assinaou o contrato da obra. Desde então, a agência passou a funcionar no prédio da CDL.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos