06/07/2010 - Esteio: Grupo de Trabalho aprova alterações no projeto de transformação do São Camilo em fundação

Uma comitiva de vereadores, integrada pelo presidente Sirlon Ribeiro (PMDB), Luiz duarte (PTB), Jaime da Rosa (PSB) e Leonardo Dahmer (PT), visitou a  Comunidade Terapêutica Instituto de Saúde e Educação Vida (ISEV), instalada na rua São Luiz, 200, no antigo convento (Sagrado Coração de Jesus). A intenção foi de conhecer as instalações do centro que possui, atualmente, seis internos, bem como buscar subsídios para a votação do projeto que visa regulamentar o credenciamento de serviço de atenção a depedentes de substâncias psicoativas na forma de comunidades terapêuticas, enviado pelo Executivo nesta semana à Câmara de Vereadores. Conforme o projeto, as comunidades terapêuticas deverão estar situadas há uma distância máxima de 100 quilômetros do município. A proposta também prevê uma verba de um e meio salário mínimo por vaga ocupada, paga pelo município.
    A ideia, de acordo com o administrador, Eglis Martins, a comunidade está regulamentada junto à Anvisa e no Conselho Regional de Medicina e será importante a participação do município para que pessoas em situação de vulnerabilidade social e que não podem custear o tratamento sejam atendidas. "Temos psicólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais para dar suporte ao interno. Além disso, as irmãs que residem no convento - ao todo dez - também auxiliam no trabalho, por força de contrato,  já que algumas são psicólogas, enfermeiras, jardineiras", destaca.
     A diretora do Isev, Lúcya Mainieri, que o espaço é amplo do convento, que foi alugado para o isntituto, possuimais de 5.600 metros quadrados de área construída, além de outra área  com jardim, lago, pomar e horta, oferecendo o contato com a natureza aos residentes. O presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro, destaca que o projeto deve entrar na pauta de votação na próxima terça-feira, dia 13.
    O Isev é  um centro de tratamento que atua na recuperação das pessoas e familias afetadas pelo uso ou abuso de substâncias psicoativas, visando o tratamento, sua recuperação, ressocialização e inserção social. Além disso, por meio de parcerias e incentivo próprio, a comunidade terapêutica orefece cursos e oficonas profissionalizantes, visando seu retorno ao convívio social.

Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156