07/07/2010 - Esteio: Vereadores visitam Comunidade Terapêutica instalada no antigo convento

Esteio: Vereadores visitam Comunidade Terapêutica instalada no antigo convento

Uma comitiva de vereadores, integrada pelo presidente Sirlon Ribeiro (PMDB), Luiz Duarte (PTB), Jaime da Rosa (PSB) e Leonardo Dahmer (PT), visitou a  Comunidade Terapêutica Instituto de Saúde e Educação Vida (ISEV), instalada na rua São Luiz, 200, no antigo convento (Sagrado Coração de Jesus). A intenção foi de conhecer as instalações do centro que possui, atualmente, seis internos, bem como buscar subsídios para a votação do projeto que visa regulamentar o credenciamento de serviço de atenção a depedentes de substâncias psicoativas na forma de comunidades terapêuticas, enviado pelo Executivo nesta semana à Câmara de Vereadores. Conforme o projeto, as comunidades terapêuticas deverão estar situadas há uma distância máxima de 100 quilômetros do município. A proposta também prevê uma verba de um e meio salário mínimo por vaga ocupada, paga pelo município.
    A ideia, de acordo com o administrador, Eglis Martins, a comunidade está regulamentada junto à Anvisa e no Conselho Regional de Medicina e será importante a participação do município para que pessoas em situação de vulnerabilidade social e que não podem custear o tratamento sejam atendidas. "Temos psicólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais para dar suporte ao interno. Além disso, as irmãs que residem no convento - ao todo dez - também auxiliam no trabalho, por força de contrato,  já que algumas são psicólogas, enfermeiras, jardineiras", destaca.
     A diretora do Isev, Lúcya Mainieri, que o espaço é amplo do convento, que foi alugado para o instituto, possui mais de 5.600 metros quadrados de área construída, além de outra área  com jardim, lago, pomar e horta, oferecendo o contato com a natureza aos residentes. O presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro, destaca que o projeto deve entrar na pauta de votação na próxima terça-feira, dia 13.
    O Isev é  um centro de tratamento que atua na recuperação das pessoas e familias afetadas pelo uso ou abuso de substâncias psicoativas, visando o tratamento, sua recuperação, ressocialização e inserção social. Além disso, por meio de parcerias e incentivo próprio, a comunidade terapêutica oferece cursos e oficinas profissionalizantes, visando seu retorno ao convívio social.

Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156