08/01/2010 - Yeda Crusius visita obras da Corsan em Esteio

Yeda Crusius visita obras da Corsan em Esteio

A governadora Yeda Cruscius esteve em  Esteio na tarde desta sexta-feira(8) para vistoriar o local onde será instalada a nova Estação de Tratamento de Esgoto da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que será construída  com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e investimentos do governo estadual. Acompanhada por comitiva de vereadores, como o presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro (PMDB), Felipe Costella (PMDB), Therezinha Heller (PPS) e Jane Battistello (PDT) e secretários municipais e estaduais, a governadora, que vistoriou as obras  em frente à Escola Municipal Camilo Alves, na Rua Novo Hamburgo, disse que  após a conclusão da obra, Esteio vai ter um dos maiores índices de esgotamento sanitário do RS, atingindo 95% das moradias. "No total serão investidos R$ 116,6 milhões para a implementação de redes coletoras e estação de tratamento de esgoto. Em Sapucaia do Sul, as obras beneficiarão 70% da população e, em Esteio, 95%", afirmou.  Yeda também anunciou o investimento, neste ano, do governo estadual, através da Corsan, de R$ 173 milhões em saneamento.  "Desde 2007 e até o final deste ano, os investimentos em água e esgoto chegarão a R$ 1,3 bilhão, entre recursos do governo federal e do governo gaúcho", ressalta. A governadora disse estar entusiasmada com o andamento das obras e pediu paciência devido as transtornos causados no trânsito. " Estas obras são um salto de qualidade de vida, de saúde e de dignidade", destacou.

Conforme Yeda Crusius, a Estação de Tratamento de Esgoto de Alvorada é a maior e mais moderna do Rio Grande do Sul.. Destacou, ainda,  que o tratamento de esgoto em Viamão passará de 0% para 60%. Os investimentos nos municípios, de acordo com a governadora,  chegam a R$ 120,7 milhões na implementação de redes coletoras e estação de tratamento de esgoto.

A governadora  vistoriou também as obras em Sapucaia do Sul, Viamão, Gravataí e Alvorada, e explicou que o serão investidos R$ 237,3 milhões  nestas cidades em ações que irão aumentar a cobertura do tratamento de esgoto.

Yeda Crusius anunciou, também, o ínício da licitação para a  obra de duplicação e recuperação da RS 118,  primeiro trecho da via,  que deve acontecer ainda em janeiro.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Yeda Crusius visita obras da Corsan em Esteio