08/12/2010 - Esteio: Câmara de Vereadores recebe reunião do Comitê Pró-sinos

Esteio: Câmara de Vereadores recebe reunião do Comitê Pró-sinos

Estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (8), o diretor executivo do consórcio Pró-Sinos, Júlio Dorneles, o presidente do Comitê Legislativo Intermunicipal de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos, vereador de São Leopoldo Nestor Schwertner (PT), além do presidente da Câmara de Esteio, Sirlon Ribeiro (PMDB), o  vereador Jaime da Rosa (PSB), que representa Esteio no Comitê, do secretário de Meio Ambiente de Esteio, Gilberto Timm e demais vereadores de cidades da região. O Comitê é composto por 32 municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos.

Em pauta, além do último incidente envolvendo a morte de peixes no Rio do Sinos, esteve a apresentação do planejamento de ações e perspectivas para 2011. Segundo o diretor executivo do Comitê, Julio Dorneles, entre os principais projetos, está a criação de uma sala de estudos técnicos do Pró-Sinos. “Hoje não há uma ação coordenada, cada secretaria trabalha isoladamente e o comitê não tem poder para fiscalizar. Com a sala, as informações serão centralizadas e além de ações preventivas, a capacidade de reação será maior”. O local receberá  investimento no valor de R$ 200 mil e deve entrar em funcionamento a partir de janeiro de 2011. Dorneles ainda destacou a importância da integração entre as secretarias de Meio Ambiente, Fepam, Polícia Civil e Brigada Militar para fazer o monitoramento da bacia do Sinos.

Segundo o secretário Timm, a maior dificuldade enfrentada em Esteio é o destino dos resíduos sólidos.“Não temos um aterro, um local para direcionar o lixo, especialmente o que sobra da construção civil”, explicou.

A vereadora Michele Pereira (PT) destaca que o Comitê deve ter mais autonomia para fiscalizar obras, especialmente as que estão em andamento junto à Corsan, para tratamento de esgoto. “Não adianta só algumas cidades fazerem a sua parte em relação ao tratamento de esgoto. Precisamos nos articular por meio do Comitê”, argumentou. Também participou da reunião os vereadores Leonardo Dahmer (PT).

Por: Sâmela Lauz - Estágio Jornal

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156