09/07/2010 - Vereadores participam de solenidade de inauguração da Farmácia Popular

Vereadores participam de solenidade de inauguração da Farmácia Popular

Foi inaugurada hoje (9) pela manhã, a primeira Farmácia Popular do Brasil em Esteio, localizada na avenida Presidente Vargas, 2504, Centro. No espaço, conquistado junto ao governo federal, a população terá acesso a 146 itens, na maioria para tratamento de doenças como diabetes, hipertensão e problemas gástricos.

O vereador Leonardo Dahmer (PT) representou o Legislativo na solenidade e comentou a respeito do processo de implantação: “a Farmácia Popular foi tema de muitos debates na Câmara  e neste momento em que se questiona a saúde no município, inaugurar um espaço como este é importantíssimo para melhorar a qualidade do serviço”, destacou.

Para o prefeito Gilmar Rinaldi,  essa foi uma luta do Conselho de Saúde, especialmente.  "Depois de tanto esforço, conseguimos realizar mais este projeto para atender os esteienses”, disse  enquanto comentava sobre outros projetos do Executivo na área da saúde.

Segundo a farmacêutica e gerente,  Kalinka Zanotto, essa é a 31ª Farmácia Popular implantada no Estado, entre mais de 330 espalhadas pelo Brasil. "O projeto foi alvo de muitas críticas, por falta de conhecimento das pessoas, mas hoje todos podem dizer que este espaço só tem a contribuir para a população de Esteio”, ressaltou.

O local vai oferecer medicamentos até 90% mais baratos que as demais farmácias e serão vendidos somente com a apresentação da receita médica, seja do SUS ou particular. O horário de funcionamento será das 8h às 18h de segunda a sexta-feira, sem pausa ao meio-dia, e das 8h às 12h aos sábados.  Além de representantes do Executivo, também estiveram presentes os vereadores Felipe Costella (PMDB), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Michele Pereira (PT).

Por: Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156