11/08/2010 - OAB e Justiça do Trabalho pedem apoio para apressar votação de lei na Câmara Federal

OAB e  Justiça do Trabalho pedem apoio para apressar votação de lei na Câmara Federal

O presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro (PMDB), além do assessor jurídico, Eran Vidal de Negreiros, receberam na tarde desta terça-feira (10) o presidente e o tesoureiro da OAB Esteio, Higídio Dassi e Francisco Foppa, respectivamente, além da chefe da secretaria da Justiça do Trabalho da cidade, Cleusa Abon Zahe e do oficial de justiça Eliseu Barcellos. A intenção da visita foi de pedir um esforço de articulação política do vereador para apressar o trâmite aa votação do Projeto de Lei- 7623/2010, que trata da criação de 22 Varas do Trabalho para o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região do Rio Grande do Sul, contemplando outras 15 cidades além de Esteio, que está tramitando em regime de prioridade desde julho na Câmara Federal. “Sapucaia do Sul tem duas Varas do Trabalho e segundo estimativas, o número de processos na Vara de Esteio ultrapassa o dobro. Foi uma das cidades que mais registrou ações em todo o estado nesse ano”, destacou Cleusa Zahe, da Justiça do Trabalho.  Entre as cidades do RS beneficiadas também estão: Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Estrela, Gravataí, Lajeado, Passo Fundo, Rio Grande, Santa Rosa, São Leopoldo, Taquara.

O presidente da Câmara comentou que agora a questão é política, uma vez que a comitiva que foi a Brasília em maio, integrada pelo vice prefeito Fladimir Costella, conseguiu que a reivindicação fosse atendida. “Minha dúvida é se haverá tempo hábil para tramitação no Senado. Precisamos exercer uma pressão para não deixar que o projeto caia no esquecimento”, ressalta. Uma das medidas adotadas pelo presidente, com apoio de todos os vereadores, é de encaminhar uma moção de apoio para todas as câmaras das cidades beneficiadas.
Por Sâmela Lauz - estágio jornal
Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156