11/11/2010 - Vereadores participam de lançamento do sistema de monitoramento em Esteio

Vereadores participam de lançamento do sistema de monitoramento em Esteio

Com a presença do vice-presidente da Câmara de Esteio, Luiz Duarte (PTB), além dos vereadores Felipe Costella (PMDB), Michele Pereira (PT) e representação do gabinete do vereador Harri Zanoni, a Secretaria Municipal de Ações de Segurança Pública e Trânsito (Smaspt) lançou na manhã de ontem (10) o sistema de videomonitoramento do município, no Salão Nobre da prefeitura . Na oportunidade, os presentes puderam acompanhar, em tempo real, o monitoramento realizado por 32 câmeras de vigilância, que possuem mais de 18 quilômetros de fibra ótica. Conforme o secretário da pasta, Arno Leonhardt, os equipamentos foram instaladas em pontos estratégicos e de grande movimento, ampliando o alcance do policiamento e a segurança da comunidade. "É a maior rede integrada de videomonitoramento em todo do RS", explica.

O secretário informou, ainda que o sistema foi viabilizado com recursos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), na ordem de R$1 milhão. A empresa Atlantis Tecnologia, de Caxias do Sul, é a empresa que montou os equipamentos. Para o vice-presidente da Câmara, Luiz Duarte, Esteio deu um salto em busca de mais segurança e qualidade de vida. "A integração entre a secretaria  e a Brigada Militar vai fortalecer a segurança na nossa cidade", frisou.

Durante a cerimônia, o secretário deu início a aplicação do sistema inteligente de protocolos, que articula uma rede integrada de vigilância e tecnologia da informação para o atendimento das chamadas e ocorrências. O secretário explica que são dois veículos estão equipadas com o sistema (rádios portáteis digitais, telas de tablet embarcadas nos carros e mini tablet utilizados pelos guardas no patrulhamento a pé que permitirão o acesso a imagens geradas pelas câmeras de vídeo.)  ‘‘Nos carros foram instalados dispositivos com mapas e GPS, que orientam os agentes sobre a forma mais rápida de encontrar o local da chamada.’’  De acordo com o prefeito, Gilmar Rinaldi, as imagens só podem ser utilizadas para apurar delitos ou via solicitação judicial. O acordo foi assinado com o Ministério Público.

Confira os locais das Câmeras:

Rua Maurício Cardoso; Rua Garibaldi, esquina com avenida Presidente Vargas; avenida Ernesto Dorneles, esquina com a rua Padre Antônio Vieira; avenida Joao Paulo I x rua Ernesto Dorneles; Rótula do Bairro Novo Esteio; Praça coração de Maria; Avenida Pres. Vargas x rua Bento Gonçalves; avenida Pres. Vargasx rua José Martins; rua Bento Gonçalves (Morada II); rua Padre Felipe x rua Pelotas (Praça da Bíblia); avenida Padfre Claret x Rua Rio Grande; Escola CAIC; Praça Silveira com Escola Edwiges Fogaça; rua Rio Grande (Morada I); avenida Porto Alegre x avenida João Paulo I; rua Soledade x Novo Hamburgo x rua Salgado Filho; rua Novo Hamburgox Padre Claret; rua 24 de Agosto x rua Santana; rua Guarani; BR 116 x Escola Vitorina Fabre; avenida Padre Claret x avenida Luiz Pasteur; avenida Salgado Filho - Escola Vitorina; Hípica, próximo à rua Boqueirão; Estrada do Nazário x rua João Goulart; avenida Lindolfo Collor x rua Oscarito; rua Ezequiel Nunes Filho - Unidade de Saúde;  rua Castro Alves x rua Joana DÁrc;
Avenida Pres. Vargas x ravenida Dom Pedro; Avenida Presidente Vargas x rua Padre Felipe; Avenida Presidente Vargas x avenida Padre Claret e Cemitério 2 de Novembro.

Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156