13/05/2010 - Comitê Legislativo do Pró-Sinos discute medidas para a recuperação do Rio dos Sinos

Vereadores de Esteio, Estância Velha, Campo Bom, Sapiranga, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Canoas, integrantes do Comitê Legislativo de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos discutiram na manhã de hoje (12), no Plenário da Câmara Municipal de Esteio, as medidas que estão sendo adotadas na recuperação do Rio dos Sinos.  No encontro dirigido pelo  vereador  e presidente do Comitê, Nestor Schwertner (PT), os vereadores falaram sobre a necessidade de regulação dos serviços de saneamento. Para o presidente, é necessário promover ações conjuntas entre os municípios para viabilizar o tratamento de água e esgoto. "A constituição de um plano de bacia para cobrança do uso de água também se torna fundamental", ressalta. O secretário de Meio Ambiente de Esteio, Gilberto Timm, disse que Esteio está preparando o projeto para a retirada de famílias da Beira Arroio, onde, em breve deve ser instalada a via de ligação aos bairros Navegantes e São José ao Centro, que promete conter as cheias do Arroio Sapucaia e Esteio. Além disso, os vereadores aproveitaram para marcara data, 30 de junho, em São Leopoldo, a realização do II Seminário do Pró-Sinos. O tema deste ano, conforme o vereador Leonardo Dahmer (PT), será a regulação dos serviços de saneamento. De acordo com o representante da Associação Nacional dos Seviços Municipais de Saneamento, Carlos Eduardo de Oliveira, a regulação está sendo discutida em nível nacional e precisa ser abordada, também, na esfera municipal, buscando exemplos onde a aplicação está dando certo,  como no Paraná.  "Acredito na ideia do consórcio e a criação de uma agência reguladora vai facilitar o controle do serviço de saneamento nos municípios", destaca. Da reunião, que contou com a participção dos vereadores Jaime da Rosa(PSB), representante de Esteio no Comitê as vereadoras Therezinha Heller (PPS), Jane Battistello (PDT) e Tânia Marli Rodrigues (PTB), além dos vice-presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB), também ficou acertado que um novo encontro entre o Comitê vai acontecer no dia 6 de junho, às 9 horas, em Nova Santa Rita. No final da reunião, os vereadores visitaram o aterro sanitário em Sapucaia do Sul.

Por: Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156