13/05/2010 - Vereadores se reúnem com Brigada Militar e comunidade

Vereadores se reúnem com Brigada Militar e comunidade

Ari da Center (PSB) e Luiz Duarte (PTB), da Comissão de Segurança, juntamente com Jaime da Rosa (PSB), Felipe Costella (PMDB) e Therezinha Heller (PPS), se reuniram na tarde desta quarta-feira (12) com o Comandante da Brigada Militar de Esteio, Coronel Roberto Kraid Pereira, soldados recém formados e representantes dos bairros Vila Osório e Três Portos.

O encontro foi solicitado pela Comissão em razão das queixas de constantes assaltos que vêm ocorrendo na região. Jorge Baldasso, comerciante do bairro Três Portos, diz que a situação é preocupante: “fui assaltado três vezes em 45 dias, já pensei até em fechar as portas”, afirma. Segundo ele, a dupla que assalta seu estabelecimento já é conhecida. João Lima, outro morador do bairro, comenta que a maioria dos assaltantes são usuários de drogas. “Tem uns que nós vimos crescer ali por perto e agora vêm nos roubar”.

O Coronel Kraid afirmou que é importante a comunidade se manifestar em situações como essa. “O problema é que nós trabalhamos em cima de estatísticas, atuamos onde tem mais ocorrências, e nesses bairros não há tantos registros”, destacou. Ele falou ainda que os 40 novos soldados estão fazendo o reconhecimento das áreas da cidade onde vão atuar e se fixar. É o chamado ‘policiamento comunitário’, no qual uma dupla fica responsável por uma região e atua junto com a comunidade , se integrando de tal modo que passa conhecer a rotina dos moradores e reconhece facilmente pessoas estranhas.

Em um estudo feito recentemente pelo Sargento Benites, a cidade foi mapeada e dividida em quatro grande áreas, com seus horários e pontos críticos. A partir disso, foi elaborado um roteiro de monitoramento. Segundo ele, a ideia é coibir especialmente o furto aos pedestres. A Comissão vai acompanhar o caso.

Por: Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156