14/09/2010 - LDO vai ser votada em Esteio hoje

A Câmara de  Vereadores de Esteio vota hoje, dia 14, a partir das 18 horas, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que  compreende as Metas e Prioridades da administração para o próximo exercício e orienta a elaboração do orçamento anual. O projeto de origem do Executivo, estima receita de mais de  R$ 160,5 milhões. Deste montante, pouco mais de R$ 22 milhões referem-se ao orçamento do Hospital São Camilo. As projeções para as secretarias com maior volume de recursos são as de Educação, com valor de R$ 37,9 milhões e Saúde com R$ 17,8 mihões.
    Várias emendas foram apresentadas pela Comissão de Finanças e Orçamento, que tiveram origem na audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores, bem como propostas dos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Leonardo Dahmer(PT),Therezinha Heller (PPS), Michele Pereira (PT), Marli Rodrigues (PTB) e Felipe Costella (PMDB). As emendas parlamentares referem-se  a pavimentação asfáltica em algumas vias em estado crítico; aumento no repasse à entidades filantrópicas que prestam serviços assistenciais, tais como a Liga Feminina de Combate ao Câncer; Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (Adevic), o Grupo de Tratadores e Amigos dos Animais (Gata), a Comunidade Terapêutica Fazendo do Senhor Jesus Vida Vale, entidade que atende dependentes químicos; investimento em obras de infraestrutura urbana no bairro Novo Esteio; ampliação, manutenção e adequação da rede de esgoto pluvial no Canal Cimento, Roque Gonzáles, Rótula Conceição e Bairro Novo Esteio; construção/ampliação da escola municipal João XXIII; construção de abrigos nos postos de saúde, entre outras sugestões.
    A proposta, juntamente com as emendas consolidadas dentro do texto original, serão votadas na sessão, serão encaminhadas ao Poder Executivo para sanção, até 15 de setembro, data limite prevista pela Lei Orgânica do Município.   A partir deste trâmite, a prefeitura deverá elaborar o orçamento geral para o próximo ano. O projeto original e seus anexos podem ser conferidos, na íntegra, no site da Câmara, no link Transparência.

Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156