17/06/2010 - Audiência debate anteprojeto de lei para transformação do São Camilo em Fundação de Saúde Pública

Secretários, representantes de conselhos, funcionários da rede básica e hospitalar, além de vereadores, estiveram reunidos com o Executivo na noite de quarta-feira (16), no Salão Nobre da prefeitura. A intenção do encontro. segundo o Executivo, foi de expor dúvidas e discutir a proposta de lei que pretede transformar o Hospital São Camilo em Fundação de Saúde Pública. A proposta, conforme garante o prefeito Gilmar Rinaldi (PT),  é qualificar os serviços e a gestão em saúde de Esteio, criando uma entidade pública de direito privado. Conforme o anteprojeto, instituição permanece vinculada à administração indireta do município e possui autonomia gerencial, orçamentária e financeira para gerir seus próprios recursos. Segundo Rinaldi, a ideia é dialogar com todas as partes interessadas antes de formular o projeto final, que será votado na Câmara. “Nós poderíamos ter reunido apenas os vereadores, mas chamamos os servidores e a comunidade a fim de fazer um processo transparente e aberto”, destacou. De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, Sirlon Ribeiro (PMDB), o projeto deverá ser discutido em audiência pública com toda a comunidade, entidades e funcionalismo do São Camilo, antes de entrar em votação. Participaram da reunião os vereadores Leonardo Dahmer (PT), Jaime da Rosa (PSB), Michele Pereira (PT), Jane Battistello (PDT), Therezinha Heller (PPS), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Luiz Duarte (PTB). Esteve presente também o médico, Marcos Antônio de Oliveira Lobato, que participou de um processo semelhante com a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, algém do secretário de Saúde de Cachoeirinha, Gerson Cutruneo.

Por: Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156