20/01/2010 - Novo encontro vai definir emendas ao projeto que regula poluição visual de Esteio hoje

Novo encontro vai definir emendas ao projeto que regula poluição visual de Esteio hoje 
As emendas, conforme o presidente, devem ser apresentadas até amanhã, 21

Os vereadores e o Executivo, se reúnem hoje, dia 20, às 15 horas, no gabinete do vice-prefeito, para definir as emendas ao projeto que pretende regulamentar a poluição visual em Esteio, de iniciativa do Executivo. O novo encontro foi decidido em audiência pública, dirigida pelo presidente Sirlon Ribeiro (PMDB) realizada pela Câmara na tarde de segunda-feira (18), que contou com a presença de todos os vereadores, técnicos do Executivo, promotoria pública e poucos comerciantes. Alguns artigos, como o que proíbe a utilização de outdoors e mantém os existentes, bem como as medidas das fachadas geraram muitas dúvidas aos vereadores. Além disso, segundo os vereadores da bancada petista, Leonardo Dahmer e Michele Pereira, a proposta não está clara se servirá para toda a cidade ou ,apenas, para o Centro. "Os bairros possuem outra dimensão de calçada. O que serve para o Centro, certamente não servirá para os bairros", analisam. Também o vereador Luiz Duarte (PTB), disse que devem ser garantidos os mesmos direitos aos pequenos e grandes empresários. Já o vereador Jaime da Rosa (PSB), destacou artigos equivocados que precisam ser analisados, bem como o vereador Ari da Center (PSB), que apresentou emenda ao projeto, pediu que o Executivo  analise os casos separadamente. O ex-vereador Sérgio Daixt destacou a necessidade de rever o acesso aos cadeirantes na s calçadas.O prazo para a adequação da nova legislação também será debatido durante o novo encontro. As emendas, conforme o presidente, devem ser apresentadas até amanhã, 21. 
A nova legislação para combater a poluição visual e valorizar a arquitetura urbana de Esteio, também regula tamanhos de anúncios na BR116. Entre as alterações também está a transferência de pontos do comércio informal, como vendedores de pipocas, churros e outros, deverão ser deslocados para as ruas laterais da avenida Presidente Vargas.
  Entre os objetivos da ordenação, de acordo com o projeto, estão o bem-estar estético, sonoro, cultural e ambiental da população; a segurança das edificações e da população. a valorização do ambiente natural; a segurança, fluidez e o conforto nos deslocamento de veículos e pedestres; a preservação da memória cultural; o fácil acesso aos serviços de emergência, tais como bombeiros , ambulâncias e polícia, entre outros. Os vereadores Felipe Costella (PMDB), Tânia Marli Rodrigues (PTB), Therezinha Heller (PPS) e Jane Battistello (PDT) participaram da audiência. 

Mais fotos

Novo encontro vai definir emendas ao projeto que regula poluição visual de Esteio hoje
Novo encontro vai definir emendas ao projeto que regula poluição visual de Esteio hoje