23/08/2010 - Representantes do GATA se reúnem com vereadores para discutir convênio

Representantes do GATA se reúnem com vereadores para discutir convênio

Os vereadores das comissões de Finanças e de Saúde se reuniram na tarde desta segunda-feira (23) com representantes do Grupo de Amigos e Tratadores de Animais – GATA, no Plenário. Na pauta, o convênio entre a ONG e o Executivo, no valor de R$ 15 mil, divididos em duas parcelas, previsto para o segundo semestre de 2010. Conforme o presidente da Comissão de Saúde, Felipe costella (PMDB),  questões relacionadas aos animais vêm sendo debatidas com bastante frequência na Câmara. "São muitos questionamentos e o Legislativo não dá conta de todos”, disse o vereador.  Ele questionou as representantes da ONG, Fátima de Oliveira Ramos e Eni Tornin, a respeito do local e  da forma de agendamento das castrações.

A presidente da ONG, Eni Tornin,  esclareceu que os interessados em castrar seu animal deve comprovar sua renda e que é morador de Esteio. Além disso, ela explicou que a falta de noto fiscal, faz com que os animais sejam levados para outro lugar para castração. "Os veterinários de Esteio não fornecem nota fiscal, e nós precisamos comprovar todos os gastos”. De acordo as representantes do grupo, o GATA fez contato com uma ONG de Porto Alegre e contratou veterinários que fazem o serviço por um valor mais acessível do que era pago até então. “Nós acertamos valores fixos para cada castração de R$ 80,00 para cães e R$ 70,00 para gatos, independente do gênero ou tamanho”.

Segundo Eni, em relação ao deslocamento até Porto Alegre, o Executivo se comprometeu a fornecer as caixas especiais para transporte de animais e um automóvel da Secretaria de Meio Ambiente. “O dono ficaria responsável por levar o animal até um ponto de encontro, onde o automóvel estará esperando, e depois buscá-lo. Temos medo de que as pessoas não cumpram os horários, mas inicialmente vamos tentar esse sistema”.

Eni Tornin ainda destacou a necessidade de os vereadores pressionarem o Executivo a respeito da criação de políticas públicas em favor dos animais de rua, especialmente a questão da castração e acolhimento. O GATA faz um plantão de atendimento nos primeiros e terceiros sábados de cada mês, na Casa de Cultura (Rua Padre Felipe, 900), para fazer cadastro e agendamento. A reunião contou com a participação das vereadoras Michele Pereira (PT), Jane Battistello (PDT), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Therezinha Heller).

.

Por: Sâmela Lauz - estágio jornal