25/06/2010 - Transformação do Hospital São Camilo em fundação será debatida em audiência pública segunda-feira

A decisão de transformar, ou não, o Hospital São Camilo em fundação estatal de direito privado, vai  ser tomada em audiência pública na próxima segunda-feira, 28, às 18h30min, a pedido da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Esteio. O encontro, que vai acontecer na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, deve contar com a presença dos servidores do hospital, através da Associação dos Funcionários do Hospital São Camilo (Afusca), entidades e comunidade em geral. Segundo o presidente da Câmara, Sirlon Ribeiro (PMDB), a proposta, que cria também a  Fundação de Saúde Pública de Esteio - FSPE, chegou no dia 21 de junho e está seguindo os trâmites legais de análise das Comissões Permanentes. Para Sirlon a maior preocupação é em relação ao compromisso com a folha de pagamento dos funcionários, que não está na proposta atual. O presidente também garantiu que o projeto, se aprovado, não vai prejudicar nenhum trabalhador. "São mais de 500 funcionários e pretendemos ouví-los antes de decidir pela aprovação", destaca. O projeto pode ser acessado no site da câmara no endereçohttp://www.camaraesteio.rs.gov.br/transparencia.asp

História:
A Associação Beneficente foi fundada em 09 de abril de 1951. No mesmo ano toma a denominação de Hospital Geral de Esteio, por aclamação, foram eleitos Presidente Luiz Alécio Frainer e Secretário  Aldrovando Rodrigues da mesma. A 23 de abril do mesmo ano, ocorreu a aprovação do Estatuto da Associação Beneficente Hospital Geral de Esteio, cujo anteprojeto foi elaborado por uma comissão integrada por: Luiz Alécio Frainer, Ulisses Pimentel, o médico João Batista Guimarães e Aldrovando Rodrigues.

Em 1º de maio, a Assembléia Geral realiza a eleição do Conselho, composto de 25 membros e a 10 do mesmo mês, o Conselho elege sua mesa:  Eduardo Duarte, Guido Jacobus, Gildo Cauduro, Ezequiel  Nunes e Lizandro Araújo Filho.A Primeira Diretoria da Associação Beneficente Hospital Geral de Esteio era constituída da seguinte forma: Presidente: Galvany Dornelles Guedes: O conselho fiscal era composto por: Moacyr Tavares, Celestino Coutinho e Linos Möeller. Em 09 de dezembro de 1952, Osmundo Reupert faz a doação do terreno para a construção do Hospital.

Em 24 de abril 1960, os vereadores Darcy Zolin e Adão Ely Johann entram com um projeto na Câmara, visando à encampação do Hospital pela Prefeitura. Em 28 de junho do mesmo ano, pela lei nº 238/60, o hospital foi encampado, então o Prefeito, Galvany Dorneles Guedes, conclui as obras já iniciadas.

A lei nº 366/62, de 18 de julho de 1962, autoriza o Prefeito a adquirir mais quatro terrenos para obras de ampliação do hospital,A conclusão das obras iniciais e de ampliação do hospital foi paga com verbas municipais, venda de apólices, verba Federal e Empréstimo.

A 26 de setembro de 1963 ingressam no serviço do hospital as irmãs Camilianas: Madalena Bernadetti, Superiora, e Genésia Olívia Costa. A 20 de outubro de1963, ocorre a inauguração oficial do hospital e a 25 do mesmo mês é inaugurada sua capela. Em maio de 1964, pela Lei nº 484/64, é autorizada a abertura de um crédito de sete mil cruzeiros para o funcionamento do hospital.

Em 1966, ocorre a ampliação do hospital com a construção do 2º Bloco Cirúrgico. E a aquisição de mais quatro terrenos para o futuro aproveitamento.

No período de 1969/1972, foram realizadas varias obras no hospital. Com a transformação do hospital em autarquia,  em abril de 1971, foi procedida a sua reorganização administrativa, com a elaboração de seu regulamento interno, a regularização do pessoal no Ministério do Trabalho, a reorganização dos prontuários e do Serviço de Plantão Médico e a realização de curso de atendentes de enfermagem.

Em 04 de janeiro de 1985 as irmãs deixam o São Camilo, retornando em agosto de 1990. Assumindo a então Irmã Rosa como diretora administrativa do HMSC estando ao hospital até o inicio das greves de 1996, deixando assim o cargo. Assume após a paralisaçãoMarville Tafarel, que implantou projetos de melhorias técnicas.

Fonte sobre a história do hospital: site Hospital São Camilo

Por: Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156