26/03/2010 - Vereadores se reúnem com comunidade para tratar sobre as enchentes na Rua Soledade

 Vereadores se reúnem com comunidade para tratar sobre as enchentes na Rua Soledade

 

Os vereadores Ari da Center (PSB), Felipe Costella (PMDB), Jane Battistello (PDT), Tânia Marli Rodrigues (PTB), a assessoria do vereador Luiz Duarte (PTB) e Therezinha Heller (PPS), estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (25) com moradores da rua Soledade e arredores, no Centro de Esteio. A intenção do encontro, que contou com a participação do diretor de Obras, José Francisco Alves, foi trocar ideias e encontrar possíveis soluções para o problema de alagamentos que vem se agravando ao longo dos anos e tende a piorar com a aproximação do período de chuvas.

Os moradores reclamaram que, no último dia 20, tiveram suas casas invadidas pela água em , pelo menos, um metro de altura, danificando móveis e causando inúmeros transtornos. Conforme a comunidade local, o problema seria o encanamento pluvial, que além de muito antigo, está obstruído e durante chuvas fortes, não dá conta do escoamento da água. “Essa tubulação foi feita em 1968. O problema começou com o asfalto, porque antigamente alagava só a rua, agora é que a água invade as casas”, ressaltou Gelson Quaiato, que mora a mais de 50 anos na Rua Soledade. José Francisco disse que vem acompanhando o drama dos moradores e sabe que uma restauração é necessária. "O sistema de encanamento é todo irregular, são muitos remendos feitos ao longo do tempo. Antes de qualquer intervenção, é preciso que se faça um mapeamento da área, para identificar os pontos críticos. Só com os dados do estudo poderemos iniciar as obras.
 
O vereador Felipe explicou aos moradores que já foi contratada uma empresa terceirizada para fazer a limpeza das bocas de lobo, o quer deve amenizar um pouco o problema das enchentes. O mesmo problema vem ocorrendo na rua Roque Gonzáles, no bairro Santo Inácio.
Por Sâmela Lauz - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156