26/03/2010 - Vereadores se reúnem com comunidade para tratar sobre as enchentes na Rua Soledade

Os vereadores Ari da Center (PSB), Felipe Costella (PMDB), Jane Battistello (PDT), Tânia Marli Rodrigues (PTB), a assessoria do vereador Luiz Duarte (PTB) e Therezinha Heller (PPS), estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (25) com moradores da rua Soledade e arredores, no Centro de Esteio. A intenção do encontro, que contou com a participação do diretor de Obras, José Francisco Alves, foi trocar ideias e encontrar possíveis soluções para o problema de alagamentos que vem se agravando ao longo dos anos e tende a piorar com a aproximação do período de chuvas.

Os moradores reclamaram que, no último dia 20, tiveram suas casas invadidas pela água em , pelo menos, um metro de altura, danificando móveis e causando inúmeros transtornos. Conforme a comunidade local, o problema seria o encanamento pluvial, que além de muito antigo, está obstruído e durante chuvas fortes, não dá conta do escoamento da água. “Essa tubulação foi feita em 1968. O problema começou com o asfalto, porque antigamente alagava só a rua, agora é que a água invade as casas”, ressaltou Gelson Quaiato, que mora a mais de 50 anos na Rua Soledade. José Francisco disse que vem acompanhando o drama dos moradores e sabe que uma restauração é necessária. "O sistema de encanamento é todo irregular, são muitos remendos feitos ao longo do tempo. Antes de qualquer intervenção, é preciso que se faça um mapeamento da área, para identificar os pontos críticos. Só com os dados do estudo poderemos iniciar as obras.

O vereador Felipe explicou aos moradores que já foi contratada uma empresa terceirizada para fazer a limpeza das bocas de lobo, o quer deve amenizar um pouco o problema das enchentes. O mesmo problema vem ocorrendo na rua Roque Gonzáles, no bairro Santo Inácio.
Por Sâmela Lauz - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156