27/10/2010 - Câmara de Esteio participa solenidade de início das obras da Beira- Arroio

Câmara de Esteio  participa solenidade de início das obras da Beira- Arroio

O presidente da Câmara Municipal, Sirlon Ribeiro (PMDB), além dos vereadores Felipe Costella (PMDB), Michele Pereira (PT), Luiz Duarte (PTB), Therezinha Heller (PPS), Tânia Marli Rodrigues (PTB), Leonardo Dahmer (PT) e Jaime da Rosa (PSB) participaram, na tarde desta terça-feira (26), da cerimônia de ordem de início das obras da Avenida Beira Arroio. Também esteve presente o ministro da das Cidades, Marcio Fortes, além de membros do Executivo e a comunidade. A previsão é que a obra seja concluída até o final de 2011.

Com investimento recorde de R$ 19 milhões, verba do governo federal que será liberada por etapas, a nova via deve reestruturar malha urbana e reduzir as enchentes. Os recursos serão investidos na construção de uma avenida com 1,8 km de extensão, que servirá de dique de contenção contra cheias, 142 moradias, recuperação da mata ciliar do arroio e obras de drenagem e saneamento. “Ninguém imaginava que um dia essa obra pudesse sair do papel. Antigamente chuva era motivo de preocupação, pois sabíamos que as casas alagariam”, afirmou Sirlon, em nome da Câmara de Vereadores. Ele lembrou ainda que a comunidade terá de ter paciência, pois dada a grandiosidade da obra, certamente trará alguns contratempos: “mas nós sabemos que o resultado final será satisfatório, então vale a pena o esforço”, acrescentou. O presidente da Câmara aproveitou para entregar ao ministro um abaixo assinado dos moradores solicitando a construção de uma passarela de acesso ao Novo Esteio. "O ministro comprometeu-se entregar o pedido aos coordenadores da pasta para apressar o projeto", esclareceu.

“Vamos trabalhar a questão da drenagem juntamente com a urbanização, preservando o meio ambiente e investindo em saneamento. Isso é desenvolvimento urbano integrado”, disse o ministro Marcio Fortes durante a cerimônia, que ocorreu no final da rua Rio Grande, local onde será construído um loteamento para abrigar as 142 famílias que atualmente moram ao longo do Arroio Sapucaia. A Comissão de Acompanhamento da Obra, representada por líderes de associações dos bairros São José, Navegantes, Vila Nova e Cruzeiro também participou do evento.

NOVA PASSARELA NA VILA PEDREIRA

A comunidade da Vila Pedreira recebeu, também na tarde do dia 26, a nova passarela para pedestres, ao lado do viaduto da Rua Padre Felipe e o passeio público entre o bairro e a Estação Esteio. A obra, realizada em parceria entre a Trensurb e a prefeitura, foi entregue pelo ministro das Cidades, Marcio Fortes e pelo diretor da Trensurb, Marco Arildo Cunha. Conforme a moradora Dávine da Rosa, 23 anos, a passarela vai facilitar o trânsito de cadeirantes , principalmente dos papeleiros que correm risco de atropelamento na travessia da BR 116. "Estaremos mais seguros", destaca.

Por: Sâmela Lauz

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156