27/10/2010 - Tânia Marli propõe a criação de um Crematório Municipal

Tânia Marli Rodrigues (PTB), que integra as Comissões Permanentes de Saúde e de Educação da Câmara, apresentou durante a sessão desta terça-feira (26), um anteprojeto de Lei. A sugestão da vereadora é de que se providencie a construção de fornos e incineradores para cremação de corpos e restos humanos.

Segundo Tânia Marli, a criação de um Crematório Municipal é urgente, pois a superlotação nos cemitérios tem se tornado um grave problema a ser enfrentado pelo Poder Público. “Outra razão, sob o enfoque da saúde pública e ambiental, é que o crematório tem uma importância fundamental no aspecto da urbanização sustentável das cidades”, justificou a vereadora.  Quando próximos a lençois freáticos, os cemitérios podem provocar contaminação: a proliferação de microorganismos, causada pelos corpos em decomposição afeta o solo e, consequentemente, o ser humano.

“Esse é um fato que deve ser encarado como um problema de saúde pública e de desconforto para os familiares que, em alguns casos, não têm onde enterrar seus entes falecidos”, comentou Tânia Marli. O anteprojeto, encaminhado ao Executivo, está tramitando e aguarda análise e possível aprovação.

Por: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156

registrado em: