30/04/2010 - Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Esteio visita asilos

Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Esteio visita asilos

As vereadoras de Esteio, Jane Battistello (PDT), Therezinha Heller (PPS) e o gabinete da vereadora Tânia Marli Rodrigues (PTB),  visitaram os asilos São José, de Sapucaia do Sul e o Paz e Amor, de Esteio,  na tarde desta quinta feira (29).  A  Comissão se propôs a visitar entidades educacionais e assistenciais ao longo desse ano, para conhecer a realidade de cada local.

No  Asilo São José, que  é administrado por Iladir Caio Costa, a Comissão encontrou 21 idosos abrigados, entre homens e mulheres. Nem todos, conforme o adminitrador, têm renda própria e na maioria dos casos a família não contribui. “Cada um dá o que pode, não cobro um valor fixo”, destaca Iladir.  Entre eles, há alguns com necessidades especiais. “Minha vontade é fazer uma ala só para os doentes. Tem muito que fazer, mas sozinho é difícil”. Atualmente, o São José passa por algumas reformas.

Já no Asilo Paz e Amor, as vereadoras foram recebidas pela Irmã Tarcísia Capitanio, que mostrou instalações. A Irmã  Tarcísia administra o local juntamente com o presidente da instituição, Altair Canova, que faz o trabalho voluntariamente. A casa, que completará dez anos em setembro, tem 50 internas, que são atendidas por 24 funcionários. A entidade conta com um salão de festas, onde as famílias costumam se reunir em datas especiais. “Teremos uma festa no dia 8 de maio. É uma confraternização com a comunidade, qualquer um pode participar”, comentou a Irmã. Os interessados em auxiliar as duas entidades podem entrar contato:

Asilo São José:

Av. Luiz Pasteur, 6402 - Bairro Walderes