30/06/2010 - Relatório de Gestão da Saúde é apresentado aos vereadores

Relatório de Gestão da Saúde é apresentado aos vereadores

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Esteio, presidida pelo vereador Felipe Costella (PMDB),  ouviu na tarde de segunda-feira (28) , o relatório de Gestão dos Recursos do SUS, relativo ao primeiro trimestre deste ano. A  apresentação foi realizada pelo   secretário da Saúde, José Silveira, além do diretor financeiro da SMS, Marcelino Anflor. Os vereadores Jaime da Rosa (PSB), Tânia Marli Rodrigues (PTB), Therezinha Heller (PPS), Luiz Duarte (PTB) e Ari da Center (PSB) também participaram da reunião.

Na oportunidade, os vereadores verificaram o demonstrativo da aplicação dos recursos próprios municipais em ações e serviços de saúde. O vereador Jaime da Rosa questionou o alto valor gasto com aluguéis, especialmente do local onde está instalada a Farmácia Popular. A respeito disso, o secretário explicou que o empenho do aluguel foi feito em março de 2009. “Quando o empenho é feito, vale para todo o ano. A cada mês o valor é liberado e é emitido um recibo”, destacou. Ele ressaltou ainda que o contrato havia sdio cancelado e depois a sala foi novamente alugada.

Outro assunto levantado no encontro foi a disparidade no valor dos salários dos chamados “autônomos”, que são os médicos contratados pelo meio RPA (Recibo de Pagamento Autônomo), que trabalham no Hospital São Camilo. Segundo o secretário, esse sistema sai mais caro para o município. “Assim, poucos ganham bem e muitos ganham mal”, pontuou. Na oportunidade, Felipe Costella agendou um novo encontro no dia 5 de julho, às 14 horas, com a presença  diretora administrativa do HSC, Ana Boll, para aprofundar o debate a respeito do tema.

Por: Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof Mtb 7156