07/07/2011 - Esteio: circulação de táxis de Sapucaia do Sul ainda gera polêmica

Esteio: circulação de táxis de Sapucaia do Sul ainda gera polêmica

A Comissão de Urbanização e Transporte da Câmara de Vereadores se reuniu, na tarde desta terça-feira (05), com taxistas para discutir, novamente, um tema que vem gerando polêmica na cidade: a circulação de táxis de outras cidades no perímetro de Esteio. O assunto já havia sido debatido em uma reunião com representantes de sindicatos no começo de março. Segundo Nésio Pacheco, que possui um automóvel lotado em Sapucaia do Sul, houveram casos em que o cliente foi obrigado a trocar de automóvel. “Existem casos específicos, de clientes que contratam por mês, ou mesmo de empresas, que têm confiança no trabalho. Isso não pode interferir no serviço se, no caso, o cliente for de uma cidade vizinha”. Nésio se refere ao Código de Defesa do Consumidor que garante o direito de livre escolha do produto/serviço que julgar melhor. “Sabemos que a lei proíbe fazer ponto em lugar diferente do descrito no contrato de permissão do serviço, mas não queremos alterar a lei, somente pedimos bom senso das autoridades para os casos específicos”, destacou Jucelito dos Santos, que é taxista em Sapucaia do Sul. Ele ainda completou: “A lei é do tempo em que nem existia o telefone celular, realmente não tinha por que sair de uma cidade para atender em outra, mas hoje diferente, o cliente busca sempre alguém de confiança”. Leonardo Dahmer (PT), que é presidente da Comissão, informou que já pediu bom senso por parte da Secretaria de Trânsito, mas que existe pressão por parte dos taxistas de Esteio. Jaime da Rosa (PSB), também membro da Comissão, completou propondo a análise da legislação dos municípios vizinhos,  visando compatibilizar os direitos do consumidor com a lei vigente. Também participaram da reunião os vereadores Harri Zanoni (PSB) e Jane Battistello (PDT).

Por Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156