09/03/2011 - Seguem as discussões entre convênio entre o município e APAE de Esteio amanhã

Uma nova reunião está agendada para amanhã, 10 de março, às 15 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores de Esteio, para discutir  o convênio entre a o município e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Desta vez, o encontro  vai contar com a presença do Conselho Municipal de Educação, Consultoria Jurídica da prefeitura e vereadores, para esclarecer a importância da entidade para os moradores.
    Mesmo com o convênio mantido por, pelo menos, mais um ano,  a secretária de Edução, Carla Mantay, disse em encontro ocorrido no início do mês na Câmara de Vereadores, que o Conselho Municipal de Educação vem apontando a irregularidade do convênio com a entidade, pois o sistema de inclusão, adotado em todo o país, determina que todas as crianças portadoras de necessidades especiais devem estar na escola regular. "Entretanto, mantivemos o convênio por entender a importância da Apae para as famílias e alunos", destacou.

Segundo o presidente da Apae, Afonso Tochetto, a entidade é filantrópica, sem fins lucrativos, e visa promover e articular ações na defesa de direitos, incentivar a presença, orientar, prestar serviços, dar apoio à família, direcionar a melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência"O recurso repassado pelo município, é muito importante para dar continuidade ao trabalho desenvolvido com os alunos", salienta. O encontro vai contar com a presença da Federação das Apaes do RS, Apae Esteio e Secretaria de Educação, além dos vereadores integrantes da Comissão de Educação, Jane Battistello (PDT), Therezinha Heller (PPS), Tânia Marli rodrigues (PTB) e do presidente da Câmara, Luiz Duarte (PT).

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156