12/05/2011 - Discussão sobre aumento no número de vereadores vai ser estendida à comunidade

Discussão sobre aumento no número de vereadores vai ser estendida à comunidade

O debate sobre a recomposição de vereadores na Câmara de Esteio vai ser estendido à comunidade e entidades organizadas. Esta foi a decisão durante a  reunião realizada no último dia 11, no Plenário, de iniciativa do presidente Luiz Duarte (PTB), com a presença dos presidentes  e integrantes do PMDB, PTB, PT, PRB, PC do B, PV e PDT. A ideia foi de discutir a emenda constitucional 58/2009, que trata da recomposição das câmaras municipais em todo o país. O prazo máximo para a votação é outubro deste ano, para que a alteração na Lei Orgânica possa valer para as próximas eleições. Segundo Luiz Duarte , o número de vagas na Câmara que Esteio pode ter é de no máximo 15, conforme o número de habitantes.
    Conforme o presidente do PMDB, Juvir Costella,  a discussão vem sendo realizada no partido desde o ano passado. "Vamos ouvir a sociedade organizada e, depois, o que a plenária decidir, deve ser acatado. Não podemos esperar até julho ou agosto para iniciar as discussões. A sociedade precisa começar a discutir", pede. O vereador Leonardo Dahmer (PT), também entende que o debate precisa ser mais amplo, através de um plebiscito. "Uma de nossas bandeiras é a democracia participativa, onde cada pessoa possa exercer sua cidadania. Por isso, os espaços devem ser ampliados e valorizados", explica. Os representantes do PDT, PV, PC do B, PTB também acreditam que a alteração no número de cadeiras precisa ser discutida em audiência pública. Um novo encontro ficou agendado para 15 de junho, às 19 horas no Plenário. Participaram da reunião os vereadores Felipe Costella (PMDB) e Tânia Marli Rodrigues (PTB)