14/02/2011 - Impasse na comprovação de documentos de candidatos à conselheiro tutelar gera reunião na Câmara

A falta de comprovação de dados nos documentos apresentados pelos candidatos à vaga de conselheiro tutelar em Esteio, como por exemplo, o tempo de trabalho com crianças ou adolescentes durante dois anos de alguns candidatos, foi o tema de reunião realizada no Plenário da Câmara de vereadores no último dia 9, a pedido do vereador Harri Zanoni (PSB). Este foi o segundo encontro, conduzido pelo presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB), entre vereadores e integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) para tratar deste quesito, que é eliminatório para concorrer a vaga conselheiro tutelar, previsto no artigo 7º da Lei Municipal N° 5.174, que dispõe sobre a eleição para conselheiro.
   Para o vereador Jaime da Rosa(PSB), poucos candidatos estão aptos a concorrer as seis vagas. “Na documentação apresentada aos vereadores, notamos que as exigências da lei não foram cumpridas", destaca. Também a vereadora Michele Pereira (PT), afirmou que não é intenção da Câmara engessar o processo eleitoral. “O Comdica nos procurou e juntos elaboramos condições para a seleção dos conselheiros tutelares. A comissão deve fiscalizar o que foi implantado", diz.
    Já a representante da Comissão Eleitoral, Hiasmin Lemos, explica que a comissão entendeu que todos os candidatos aceitos apresentaram a documentação necessária.
    Devido a proximidade das eleições - dia 19 deste mês - , o impasse deverá ser levado à Promotoria Pública na próxima quarta-feira, 16, à tarde, para que seja definido o rumo das eleições.
Participaram da reunião a vereadora Tânia Marli Rodrigues (PTB), Therezinha Heller (PPS), Jane Battistello (PDT), o presidente do Comdica, Pedro Manoel Rodrigues e o vice, Afonso Tochetto.

Por Audrey Lockmann - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156