20/05/2011 - Prefeitura anuncia construção de praça no Novo Esteio

Prefeitura anuncia construção de praça no Novo Esteio

Na tarde desta quinta-feira (19), a vereadora Therezinha Heller (PPS), o prefeito Gilmar Rinaldi e os alunos do 3° ano do ensino fundamental da escola municipal Luiza Silvestre de Fraga, visitaram a área escolhida para a construção de uma praça no bairro Novo Esteio, localizada nos fundos da escola Bairro do Parque (rua Clarice Lispector 163). A área, que servia de depósito de lixo, vai ganhar um playground, pista de caminhada, quadra poliesportiva e diversos brinquedos para recreação. Segundo a vereadora, a  ideia da praça surgiu de uma pesquisa entre moradores. “Estou com uma grande expectativa que esta promessa seja realizada, tendo em vista que  o projeto arquitetônico está assinado e aprovado. Estamos preocupados com o meio ambiente, e valorizando ideias de estudantes da esolca Luiza Fraga, que fizeram uma maquete da praça. O recurso para a construção vem da emenda individual na Lei Orçamentária Anual de 2009, que faz parte do subprojeto Implantação e Modernização de Infraestrutura para Esporte Recreativo e de Lazer, no valor de R$100 mil, de iniciativa do deputado federal, Nelson Proença. Conforme o prefeito entre as etapas da obra, que deve iniciar em junho, a  primeira é a arborização do local. “Estou comprometido com o projeto”, afirma Gilmar. Além disto, o prefeito garante que a pista de caminhada deverá ser concluída até setembro deste ano.  Segundo o secretário de obras e viação do município, Flávio Hiller, depois da praça pronta, a ideia é acrescentar aparelhos de exercícios para idosos.

Entenda o caso:

A partir do projeto disseminadores da educação fiscal, iniciado a cerca de dois anos, pelas professoras, Vera Lucia Tancredi, Ana Maria Grespan e Renata Bristot e alunos do 1° ano do ensino fundamental, uma maquete foi confeccionada e apresentada pelos alunos ao legislativo. A mesma originou o estudo para a elaboração do projeto. Os alunos avaliaram vários espaços da cidade. O espaço escolhido foi o terreno localizado nos fundos da escola estadual bairro do parque. Em 2009, a pedido da vereadora Therezinha Heller, o deputado federal Nelson Proença, apresentou uma verba sob a forma de emenda parlamentar, para esporte e lazer, devendo o município, em contrapartida, apenas enviar o projeto à Brasília. Em resposta, o Executivo enviou um projeto respectivo a uma praça na Vila Ezequiel e se comprometeu com a vereadora, de também, construir uma praça no bairro Novo Esteio. "A participação da comunidade está possibilitando que o projeto saia do papel", comemora Therezinha.

Por Audrey Lockmann - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156