22/03/2011 - Esteio: obra de saneamento é tema de reunião entre vereadores e Corsan

Esteio: obra de saneamento é tema de reunião entre vereadores e Corsan

As obras de saneamento em Esteio, realizadas pela Corsan desde 2009 através do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac), foram tema de reunião na Câmara de Vereadores na tarde de hoje, 22. O encontro, proposto pela Comissão de Urbanização e Transporte, contou com a presença do engenheiro responsável pelas obras da Corsan em Esteio, Neilmo Mendonça, o responsável pela empresa na cidade, Abrão de Farias e o representante da Secretaria Municipal de Obras e Viação, Carlos Azevedo.

Segundo o presidente da Comissão, Leonardo Dahmer (PT), a intenção foi de sanar algumas dúvidas que a população traz aos vereadores, como a previsão de conclusão da obra e o que está efetivamente em andamento, especialmente porque algumas ruas estão sendo reabertas, como a avenida Presidente Vargas. “As obras da Estação de Tratamento estão paradas e devem recomeçar em abril. Com os recursos do PAC 2 haverá uma aceleração”, contou Mendonça. Ele ainda destacou a paralisação se deu por conta de um atraso na assinatura do contrato com a Caixa, que financia o projeto. O vereador Jaime da Rosa (PSB) questionou a questão da fiscalização do Executivo na realização das obras. A respeito disso, Azevedo esclareceu que o entendimento da Secretaria de Obras é de não interferir no trabalho da Corsan, até porque nem tem corpo técnico para assumir. “A própria Corsan não tem pessoal suficiente para essa função e precisa contratar terceirizados”, acrescentou.

Além disso, os problemas como reabertura de ruas e surgimento de brocas, que são motivos de reclamação constante da comunidade, o engenheiro responsável explicou: “a repavimentação em pedra irregular é mesmo uma questão que exige mais cuidado, assim como as tampas soltas, tanto na rua como nas calçadas, mas estamos a par da situação”. Leonardo Dahmer questionou, ainda, sobre a previsão de término da execução do projeto da Estação de Tratamento no Novo Esteio, que vai custar R$ 39 milhões, para que a população tenha uma perspectiva. “A Estação de Tratamento do Novo Esteio deve ficar pronta em dois anos e, por experiência, acredito que a rede esteja em fase de acabamento na mesma época. Vale salientar que há um processo posterior, no qual são feitos testes, mas isso só acontece depois que as construtoras entregam a obra para a Corsan pode se responsabilizar”. Participaram da reuniãos as vereadoras Jane Battistello (PDT), Therezinha Heller (PPS) e Tânia Marli Rodrigues (PTB). PAC - Lançado em janeiro de 2009, o PAC prevê centenas de ações em todo o Brasil, entre obras e medidas administrativas e legais que têm por objetivo viabilizar a aceleração do crescimento do país. O programa vai investir cerca de R$ 504 bilhões, dos quais R$ 106,3 bilhões em habitação e R$ 40 bilhões em saneamento básico.
Por Sâmela Lauz - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156