23/02/2011 - Esteio: Projeto de agendamento de consultas deve voltar à pauta de votação na próxima semana

Matéria vai sofrer alteração para beneficiar todos os moradores

A Câmara de Vereadores de Esteio retirou da pauta da sessão de ontem (22), o projeto que pretende que idosos e portadores de deficiência  possam agendar consultas pelo telefone nos postos de saúde da cidade. A medida, de acordo com o autor da proposta, o presidente Luiz Duarte (PTB) visa qualificar a matéria, estendendo para todos os moradores, independente de cadastramento nas unidades de saúde, antes previsto no projeto, o agendamento das consultas. Conforme o presidente, o projeto foi bem recebido pelos vereadores e vai entrar na pauta da próxima sessão, em 2 de março. "O cadastramento nos postos, previsto no projeto será retirado, pois estava restringindo o atendimento à toda a comunidade. Com a mudança, todos os idosos acima de 60 anos e portadores de deficiência receberão o benefício", destacou.
     O agendamento, segundo a proposta, vai servir para as unidades básicas de saúde, centro de saúde ou postos do Programa de Saúde da Família..  A proposta prevê, ainda, o limite de 20% das consultas diárias nas unidades de saúde. Duarte justifica que o Estatuto do Idoso garante a efetivação à saúde com absoluta prioridade.
   Já o pedido do Executivo para abertura de crédito suplementar no orçamento da administração direta, no valor de R$ 706,7 mil , teve aprovação unânime dos vereadores. O recurso servirá de reforço para despesas de manutenção e gestão da rede de iluminação pública, vias urbanas e passeios públicos. Deste valor R$ 115,7 mil serão destinados a custear despesas de ampliação e remodelação da rede de esgotos pluviais.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

registrado em: ,