23/11/2011 - Câmara de Esteio homenageia Semana da Consciência Negra

Câmara de Esteio homenageia Semana da Consciência Negra
Atividades seguem amanhã, 24, com a palestra do jornalista Juremir Machado da Silva

Capoeira, dança e muita música africana fizeram a festa na noite de ontem (22) na Câmara de Vereadores de Esteio durante o ato solene em homenagem à Semana da Consciência Negra. Entre as atividades previstas esteve a apresentação de um documentário produzido pela Câmara, que trata da realidade dos quilombos no estado, em especial o Chácara das Rosas, localizado no bairro de classe média alta Marechal Rondon, em Canoas. As imagens do local, um contraste de duas realidades, emocionaram as cerca de 200 pessoas que participaram do evento, comandado pelo presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB).
     Com a presença dos vereadores Felipe Costella (PMDB), Harri Zanoni (PSB), Jaime da Rosa (PSB), Jane Battistello (PDT), Leonardo Dahmer (PT), Michele Pereira (PT), Sirlon Ribeiro (PMDB), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Therezinha Heller (PPS), além do vice-prefeito, Fladimir Costella,   o coral Vozes Negras do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, dirigido por Jesus Machado, e a cantora Bia Tabaxê,  encantaram o público.  A cerimônia também contou com a apresentção da bailarina do Grupo Unir Raças, Júlia Franco e do grupo de capoeira Makulelê, da escola Luiz Fraga.
    Para o presidente da Câmara, Luiz Duarte, é preciso manter um fórum permanente de discussão sobre o tema para sejam eliminadas as diferenças, garantindo direitos iguais e justiça social. Também a vereadora Michele Pereira (PT), destacou a importância deste movimento. "Precisamos eliminar ações preconceituosas. É necessário respeitar e dar sempre aquilo que queremos receber. E, tudo isso, depende da cultura e da alma", ressalta.
O vice-prefeito aproveitou para parabenizar o evento e a luta do Grupo Unir Raças pelo empenho em busca da erradicação do preconceito.
A representante do RS no Forum dos Quilombos do Brasil, Isabel Cristina Genelício, disse que estes movimentos ajudam a resgatar a cultura e a história do negro e sua luta pela resistência. "Nossa luta é diária", afirma.
    As atividades seguem amanhã, 24, às 19 horas, quando Câmara de Vereadores estará recebendo o jornalista Juremir Machado da Silva, que vai palestrar sobre sua recente obra "História Regional da Infâmia", que trata da guerra dos Farrapos e dos lanceiros negros.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 e Sâmela Lauz - estágio jornal

Mais fotos